domingo, 25 de novembro de 2012

Preocupação: engasgamento!

Olá mamães!!

Hoje vou tratar de um assunto sério, com o qual me preocupei muito, principalmente nos primeiros meses de vida da Isabela: engasgamento.

As vezes ficava sozinha em casa com ela, morrendo de medo de acontecer algo e não saber como proceder. Por isso, acredito que todas nós devemos aprender a agir em situações dessa natureza, até chegar a ajuda de profissionais.

A primeira coisa é ficar calma, por mais difícil que seja!!

Também não se deve virar o bebê de ponta cabeça, tampouco chacoalhá-lo, mesmo nossas mães jurando que fizeram isso quando éramos pequenos!!!

Identificado o engasgamento, estando aparente a falta de ar do bebê, que pode ficar roxinho, você deve aplicar a manobra de heimlich, que se presta a extrair qualquer obstrução da garganta:


Deite o bebê com o rosto para baixo ao longo de seu antebraço e dê-lhe cinco tapas fortes entre os ombros.

Se não der resultado, deite-o, dessa vez, de rosto para cima, no mesmo sentido da foto (em declínio) e realize cinco compressões no tórax com dois dedos, repetindo a sequência de compressões e tapas nas costas, até a remoção do objeto ou a chegada de ajuda.

O ideal mesmo é nunca precisar disso!

Beijosss


Referência: Livro "Mães, pais e seus bebês", Dra. Miriam Stoppard, Editora Marco Zero.

2 comentários:

  1. Carol!!! Nossa, vc sabe que tenho muito medo disso até hoje! O Andrezinho ainda está com 3 meses e toda a vez que dou de mamar para ele, fico preocupada com engasgamento! Muito legal sua dica! Obrigada!
    Agora estou na fase da chuquinha....rs...vou escrever no meu blog o meu dilema em fazer ele pegar a chuquinha que está difícil viu....rs...se tiver alguma dica, agradeço!
    Um grande beijo! Acompanho seu blog sempre, está lindo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ná!!! Fiquei muito feliz com seu comentário e mais ainda por estar gostando do blog. Não sabia que você tinha um também, vou seguí-lo e colocar na lista dos links. Pode deixar que vou elaborar uma postagem sobre a chuquinha. Como está a experiência de mãe??? É maravihoso, né?!!! Eu já estou pensando no segundo, hahaha, não quero esperar mais e estou fazendo mil planos!!! Grande beijo

      Excluir