terça-feira, 20 de novembro de 2012

Higiene bucal

Olá mamães!!!!!
Um assunto importante a tratar é a saúde bucal das crianças.  É necessário limpar a boquinha do bebê, mesmo antes do aparecimento dos primeiros dentinhos? Como fazer a higiene? E quando os dentes nascem, que creme dental utilizar?
A primeira resposta é sim, devemos limpar a boquinha do bebê antes mesmo do aparecimento do primeiro dentinho. Quanto ao método a ser utilizado, conversei com minha pediatra, com o dentista, tive a experiência com minha filha e cheguei a seguinte conclusão: nada melhor e mais higiênico, para limpar a gengiva do bebê, do que gaze, molhada em água filtrada.
Antes disso, havia comprado um coelhinho de tecido, colocava os dedos em suas orelhinhas e esfregava na boca da minha filha. Depois teria de lavá-lo e secá-lo para usar novamente....nada muito prático.

A escova dedal, por outro lado, pode ser utilizada em um segundo momento, já com o aparecimento dos primeiros dentinhos, pois acredito que seu material é um pouco rígido para a gengiva sensível do bebê.
Portanto, a minha escolha foi mesmo a gaze: baratinha, descartável e eficaz. Molhava em água filtrada e fazia a higiene bucal da Isabela nos primeiros meses de sua vida.
Atualmente, utilizo escova de dente apropriada para a idade dela, com gel dental SEM FLÚOR. Isto porque, segundo meu dentista, as crianças pequenas acabam por ingerir um pouco do creme dental e o flúor seria prejudicial. 
A pasta de dente, nessa fase, tem um gosto agradável e funciona mais como um incentivador para a escovação. Por isso, o ideal é que se coloque pouca quantidade.
Aqui em casa compro duas marcas:
                                                                     WELEDA
                                                                        Malvatrikids
Beijos

2 comentários:

  1. onde compra o weleda no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá!! Você encontra em qualquer boa farmácia por ai. Costumo comprar na drogaria São Paulo mesmo. Beijãoo

      Excluir