quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Aleitamento materno


A campanha nacional de amamentação, lançada em agosto deste ano, tem papel importante na saúde pública do país, uma vez que o leite materno é o maior aliado no combate a mortalidade infantil.
Assim como a campanha contra o castigo físico, sou uma forte defensora do aleitamento materno, pelos seus inúmeros benefícios. Citarei apenas alguns:
- fortalece o vínculo mãe-bebê
- o leite é de graça, já é esterilizado e vem na temperatura certa
- é de fácil digestão para o bebê, pois o organismo dele está preparado para o leite
- é uma combinação perfeita de proteínas, carboidratos, gordura, sal e outros minerais, vitaminas e ferro
- protege de infecções e alergias
- bebês que mamam têm menos assaduras, excretam fezes mais moles que não machucam
- ajuda a queimar a gordura armazenada no corpo da mãe durante a gravidez
Eu atribuo à amamentação o fato da Isa ter ficado pouquíssimas vezes doente, ser forte e muito saudável, além da proximidade que tenho com ela.
Tenho duas dicas para dar em relação a isso:
Primeiro, desmistificar uma informação normalmente dada por nossas avós ou mães: a de que devemos dar 15 minutos um seio e depois trocar, deixando mais 15 minutos no outro.  Verdade é que, o começo do leite é composto basicamente de água, matando a sede do bebê. Depois, sai mais “grosso”, rico em gorduras e proteínas. Portanto, para garantir um bom fornecimento de leite ao seu filho, você deve deixar “esvaziar” uma mama, para depois passar para a outra. Eu revezava a cada mamada, isto é, dava um seio e, depois de três horas, oferecia o outro.
Outra coisa: uma situação que sofri, mas nenhuma mãe precisa mais sofrer com as famigeradas rachaduras nos seios, em virtude dos recursos que nos são ofertados hoje em dia.
Pois é, fiquei aproximadamente 15 dias quase chorando de dor por conta das rachaduras e, como não fui bem orientada, ainda colocava em cima dos machucados aqueles absorventes para o seio....Acho que podem imaginar o que acontecia, né?!!!!!
Todo o médico fala para tomarmos sol de topless ou esfregar o seio com uma esponja e blábláblá. Eu não tive oportunidade de fazer nada disso, rs!!
Usei, depois desses dias de sofrimento, uma concha que protegia o seio, enquanto a pomada cicatrizante (geralmente a Lansinoh) fazia efeito e foi o que me salvou, recomendo mesmo!!! Sei que tem nas marcas Avent, da Philips e Nuk.
A amamentação é o primeiro ato de amor praticado pela mãe, por isso, deixe a vaidade de lado, deixe outras preocupações para depois, porque passa tão rápido...e quando passa sentimos uma falta imensa desse momento só nosso (mãe e bebê).
Beijossssss

4 comentários:

  1. Muito legal o post!
    Amamentação é fundamental para a saúde do bb!!!
    Sei bem disso, pois vi casos de mães que negligenciaram isso e acabaram sofrendo depois com a frágil saúde de seus filhos.
    Amamentar é uma ato de amor!
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom q você gostou!!!
      Pois é, o leite materno é fundamental para a saúde de nossos filhos e, se eles estão bem, nós estamos também!!!!
      Beijo

      Excluir
  2. Carol!!!! Concordo com tudo o que vc disse!!!
    Eu felizmente não sofri com rachaduras pois usei desde a primeira mamada do Andrezinho o creme LANSINOH que é fantástico!
    Meu medo era tanto que levei o creme na maternidade vc acredita?! rs
    A cada mamada do André, passava o creme. Foi minha salvação!
    Realmente amamentar é maravilhoso. O olhar do nosso bebê para nós é inexplicável! Ele segurando nosso dedo, colocando a mãozinha no nosso peito...aiii, isso não tem preço! É realmente uma benção de Deus! Espero poder amamentar o André até os 06 meses...vamos ver se consigo!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ná!!! Nossa, você teve sorte de não passar por isso, pois mesmo usando a pomada, fiquei com rachaduras. Só melhorou mesmo depois da concha.
      Esse momento nosso com o bebê realmente não tem preço, é maravilhoso e gratificante. Um bjãoooo pra vocês

      Excluir