segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Datas comemorativas

                                                         Getty images/divulgação

O final do ano está chegando e, com ele, as confraternizações das empresas, os amigos secretos, natal e ano novo.
Há quem odeie o natal e as demais datas festivas pelo caráter comercial que as revestem. Papai Noel?  O maior símbolo do capitalismo!
Algumas pessoas se irritam com o fato da maioria se esquecer do real espírito natalino.
Outras falam na hipocrisia daqueles que resolvem demonstram alguma bondade apenas nessa data.
Eu, particularmente, AMO o Natal!
Não ignoro todas essas discussões acima, mas para mim o natal tem sim outro significado além dos presentes e eu tento ser uma pessoa melhor a cada dia, não apenas nessa época.
O Natal, assim como a Páscoa e a festa junina, é um ótimo pretexto para reunir minha família com uma grande festa, nutrindo a fantasia das crianças.

                                                                     Páscoa/2012

Desde pequena o natal representa um momento mágico e eu garanto que não era pelo presente, mas sim pela festa, por reunir todos os primos, pela expectativa na revelação do amigo secreto de cada parente, pelas comidas (nossaaaaaa, como eu amo a ceia de natal!!!!!!) e até mesmo pelos especiais de natal, pelos filmes que estreiam nos cinemas, musiquinhas dos comerciais...Quem nunca ficou com o comercial da coca-cola na cabeça um dia inteiro, não teve infância! Quem nunca viu pelo menos uma vez (ou mil) o especial de natal do Chaves (queria ter sido um pastor....)?!!!
Quando eu era pequena, meu pai era bem engajado na política e tinha uma ideologia comunista, fazia trabalhos sociais e tudo mais. Ele conseguiu passar essas ideias para mim e minha irmã de tal forma que, quando perguntava o que queríamos ganhar de natal, respondíamos: nada!
Bastava uma lembrancinha e já estávamos felizes, pois a fantasia que rodeava a época era o que realmente importava.
Com minha filhinha, tento passar os mesmos valores que me foram passados (não exatamente as ideias comunistas, veja bem, rs!!), dando importância à fantasia e à união familiar.
Juntas montamos a árvore, compramos os enfeites de natal, colocamos a bota do papai Noel na churrasqueira (porque lareira não é coisa de país tropical, rs!!), visitamos as decorações de rua (aquela perto do shopping Ibirapuera, por exemplo, na rua Normandia) e, claro, aproveitamos muito a véspera e o almoço natalino, junto de nossa família.
Na Páscoa, caminho nesse mesmo sentido, procurando sempre alimentar a imaginação dela...Afinal, existe coisa melhor na infância do que toda essa fantasia?!

  Isabela seguindo as patinhas do coelho que fiz. Olha a reação! Momentos como esse não têm preço!

Por isso, acho que todos deveriam se permitir e aproveitar tais datas ou, ao menos, não privar as crianças disso... Elas levarão lembranças maravilhosas para a vida toda!!!!!!!!

2 comentários:

  1. Carol, adorei seu blog! era isso que estavamos precisando, com certeza vamos aproveitar muito e
    aplicarmos em nosso dia dia,com todas as crianças, para que seus pais vejam a importância de seu trabalho na educação
    sem bater.

    Parabéns e muito sucesso. Sueli

    ResponderExcluir
  2. Obrigada mãe, pelo apoio e incentivo, você é meu grande exemplo! Corujando desde 1984!!!!!
    Bjooo

    ResponderExcluir