terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Receita: Bolinho de chuva

Bom dia, queridos!! Tudo bem?

Sabem aquelas comidinhas que te transportam para outro tempo da sua vida, mais precisamente para a infância? Uma delas, certamente, é o bolinho de chuva!!
Minha mãe sempre fazia para mim e minha irmã, quando éramos pequenas, especialmente nos dias frios. Hoje em dia ela continua fazendo, agora para mais uma boquinha, a da neta Isabela.

Por isso, a receita de hoje é de bolinho de chuva da vovó!



Você vai precisar de:

- 3 xícaras de farinha de trigo
- 2 ovos
- 1 xícara de açúcar
- 1 pitada de sal (equivalente a uma colher de café)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó (ela enfatizou que deve ser o Royal!!)
- 2 xícaras de leite morno

Modo de preparo:

Misture bem todos os ingredientes, até  formar uma massa homogênea. Minha mãe bate os ingredientes com a mão mesmo, disse que não é necessário o uso de batedeira.
Faça bolinhas com a massa e mergulhe-as em uma frigideira com óleo quente.
Retire os bolinhos assim que estiverem corados.
Depois, jogue açúcar em cima (alguns gostam de canela também) e sirva!!!!!!

Beijosssss

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Natures Purest

Olá mamães!!!
 
Tudo bem?!!
 
Hoje vou falar sobre uma loja lindaaa, ecológica e que respeita a pele sensível do bebê: a NATURES PUREST.
 
Essa loja Inglesa foi criada por uma mãe que decidiu criar as roupas da filha com alguns diferenciais não encontrados no mercado. A marca confecciona seus produtos com algodão colorido naturalmente, colhido à mão. Além disso, as embalagens são feitas de material reciclável.
 
Eles vendem diversos produtos, como roupas, babadores, naninhas, colchas, objetos decorativos, moisés e até carrinho de bebê, tanto que você pode fazer sua lista de chá de bebê lá.



As roupas são muitooo fofas!!! O algodão cresce nas cores creme, verde e marrom, então, serve tanto para meninas quanto para meninos.

Comprei coisinhas para a Isabela e para minha sobrinha, como esse medidor de altura, só que de girafinha (na foto, o medidor é uma árvore e um passarinho marca a altura):


A marca tem lojas no Brasil no Shopping Pátio Higienópolis e JK Iguatemi.

Gostaram????

Beijãoo e boa semana

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Preocupação: Segurança

Olá pessoal!!! Tudo bem?
 
Fiz uma postagem sobre segurança em casa, que foi uma das mais visitadas do blog e sei que não é à toa.
 
Tudo o que pudermos fazer para garantir a segurança de nossos filhos é válido, principalmente nos dias de hoje.
 
Dessa vez, falarei sobre alguns produtos de segurança existentes no mercado, que podem auxiliar pais e mães nos cuidados com os filhos.



Alarme para piscina Anjo D'água: Você coloca o sensor de sapinho no pulso de seu filho e, se ele tiver contato com a água, o alarme dispara. Mais informações: http://www.purewater.com.br/produtos/alarme-anjo-dagua






Coleira mochila infantil: Esse item gera muita polêmica! Quando viajei para os EUA pensei em comprá-lo, pois imaginei que poderia acontecer o pior naqueles enormes parques da Disney, mas não foi necessário e, Graças à Deus, nada aconteceu. A Isabela é boazinha e sempre me dá às mãos quando passeamos, mas se seu filho é do tipo incontrolável, acho que a mochila é uma boa opção.






Alarme anti perda: Esse eu não conhecia! Esse produto é colocado na criança e dispara se ela se distancia de você. Tem também a função de localizar a criança. À venda na internet pelo mercado livre.







Grade de proteção para cama: É ótima para aquele momento de transição do berço para a cama. Comprei para a cama da Isa na Tok&Stok, se não me engano, por R$ 69,00.






Qualquer novidade que aparecer sobre segurança, postarei por aqui.

Beijosss

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Filho de peixe...

Você já reparou no jeitinho do seu filho(a)? Como ele(a) acaba pegando algumas (ou muitas) de suas características, seja o jeito de andar, falar ou se vestir?!

Sem contar a genética, né? Aquele seu trejeito, alguma mania e até a maneira de dormir.

Temos até que tomar alguns cuidados, pois o exemplo que damos ensina muito mais do que nossas palavras e os pequenos SEMPRE estão nos observando, mesmo quando não percebemos.

Seja combinado ou por acaso, é sempre uma graça notar a semelhança no estilo dos pais e sua prole:

Katie & Suri
 
Jennifer & Violet

David & Cruz

iguais!!!!

Tal mãe, tal filho versão Kate Hudson

Tal mãe, tal filho: Selma Blair

Jessica Alba

Carol Celico & mini Kaká!!!!


Victoria & Harper


 
      
Elas de novo. Lindas!




Beijão!!!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Dica de leitura

O livro que indicarei hoje é excelente para as crianças e pode ser um grande aliado dos pais, na hora de convencer o filho a dormir em sua própria cama.


O Coelhinho Insone, de Carol Roth e Valeri Gorbachev, Editora Brinque-Book: o livro narra a história de um coelhinho solitário que, embora tenha o privilégio de possuir um quarto só para ele, já está cansado de dormir sozinho. Certa noite, resolve bater na porta de seus vizinhos, buscando uma companhia noturna. Porém, seus amigos possuem hábitos próprios que acabam por atrapalhar o sono do Coelhinho: é o Esquilo que come, fazendo barulho; o Urso que ronca e a Coruja que deixa a luz acesa, já que se mantém acordada durante a madrugada. A sábia Coruja é quem aconselha o Coelhinho a voltar à sua casa, pois só lá ele dormiria tranquilo, sem ninguém para lhe atrapalhar.



Seguindo o conselho da Coruja, o Coelhinho volta à sua casa e percebe como é bom poder dormir sozinho, em uma cama só para ele, sem ninguém para interromper seu sono!



Na nossa casa, é assim também, não? Se o filho dorme na cama dos pais, todos se atrapalham: perna daqui, empurrão de lá, puxão de coberta, barulhos, roncos e por aí vai.

Por isso, essa é uma ótima história a ser contada à criança antes de dormir, para que esta tenha bons sonhos em sua própria cama!!!!!

Beijoss

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Adaptação escolar



Olá mamães!!!

Tudo bem?

Será que muitas de vocês estão apreensivas pelo primeiro dia do filho na escola?!

Durante a vida, enfrentamos várias situações novas, começos e recomeços, e somos obrigados a nos adaptar às novidades, agradáveis ou não, que nos são impostas. Pode ser o fim de um relacionamento, a chegada do bebê, a mudança de emprego....enfim, todas essas circunstâncias, em maior ou menor grau, nos obrigam a uma mudança de rotina e, em consequência, uma adaptação à esta.

Diante de todos esses exemplos acima, o primeiro dia na escola até parece simples, mas não é! Isto porque, trata-se da primeira grande mudança que nossos pequenos enfrentarão. A criança, que está acostumada à sua casa, aos seus brinquedos e a uma rotina própria, perto da mãe, será apresentada à um ambiente coletivo, no qual ela não será única e terá de vivenciar algumas pequenas frustrações, além de aprender a compartilhar e a esperar.
Mas saber lidar com as frustrações e aprender a dividir e a esperar é ESSENCIAL para nossa vida, então, não sinta qualquer culpa ao deixar a criança na escola. Estou escrevendo isso, mas claro que senti e só com o tempo fui me libertando disso.

Decidi matricular a minha filha na escola quando ela estava com 10 meses, ou melhor, decidiram por mim. Eu sempre fui extremamente ligada a Isabela (ainda sou!), ficava com ela todos os dias em casa, só nós duas. Nunca tive babá e, em raríssimas oportunidades, a deixei com meus pais para sair.
Sabe o que aconteceu quando tentei adaptá-la no berçário? Não deu certo! Eu não estava me sentindo segura, me sentia culpada por julgá-la ainda muito pequena e não estava plenamente satisfeita com a escola. Tenho certeza de que a Isabela sentiu toda a minha insegurança e tristeza e não se adaptou de jeito nenhum. Tentei por 1 mês, mas ela não parava de chorar, nem por um instante, não comia e não interagia com as professoras e com as outras crianças.

Matriculei definitivamente a Isabela na escola quando ela completou 1 ano e 4 meses. Desta vez, me apaixonei pela escolinha e pelos funcionários, que me deram todo o suporte para a adaptação. Estava mais segura, decidida e realmente precisava voltar ao trabalho. Por fim, notei o quanto a Isabela estava querendo interagir com crianças de sua idade. Resultado: Deu certo!!


Portanto, antes mesmo de preparar a criança para essa nova etapa, temos que nos preparar e, assim que tivermos a certeza sobre o momento e a escola, não voltarmos mais atrás.

Na escola, a criança deve começar ficando apenas 1 hora, aumentando a carga horária dia após dia, até ela se acostumar com o ambiente e as pessoas novas.

Uma dica muito importante: mesmo que seu filho fique muito bem no primeiro dia, sem chorar ou perguntar de você, não deixe-o ficar o período todo no dia seguinte. O primeiro dia será uma novidade e a criança poderá se distrair facilmente, dando a impressão de ter se adaptado de imediato, porém, isso não ocorre.
O segundo dia é ainda mais importante, então, faça a adaptação gradativa até o fim, aumentando o tempo de permanência na escola do seu filho a cada dia.

O ideal é a mãe ficar com a criança no primeiro dia, para conhecer  a rotina da escola  e, deixá-la sozinha no segundo por uma hora, no terceiro por duas horas e assim por diante. Ficar junto com a criança durante toda a adaptação não é recomendável, pois seu filho irá pensar que você estará sempre lá.

Outra dica legal é mandar para a escola algum objeto pessoal da criança, para que ela tenha uma referência de casa e se sinta mais segura.

Choro vai ter, por parte do filho e da mãe, mas essa forma de adaptação tornará tudo mais leve e tranquilo!!

Boa sorte!!!!!

Beijos

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Cuidados no verão

Queridos!! Como vão?
 
Estou aqui para falar sobre os cuidados que devemos ter no verão, em especial, com os alimentos!
 
Resolvi alertá-los sobre o assunto depois que meu marido passou mal, por ter contraído uma infecção intestinal. Nossa suspeita recaiu sobre um lanche que ele comeu fora, "carregado" de maionese...provavelmente estragada! No Hospital, a informação era de que 80% dos casos atendidos no pronto socorro se davam em decorrência de infecção e/ou intoxicação alimentar.
 
No mesmo dia, mais cedo, tinha feito compras em um mercado de renome, mas percebi um mal cheiro em uma verdura. Mesmo com a validade em dia, troquei o alimento, pois a impressão é de que estava estragado.
 
Olhar a validade só não basta. Em tempos de calor, todo cuidado é pouco. 
 
No verão, devemos redobrar nossos cuidados e atenção, por ser mais difícil para supermercados e restaurantes conservarem adequadamente os alimentos, com temperaturas tão elevadas do lado de fora.

A validade não basta para garantir que o alimento esteja bom para o consumo. Não tenha problema em cheirar, apertar...analise mesmo!! Já peguei caixa de tomate, com um deles estourado dentro, acabando por estragar todos os outros. Já peguei ovo estragado, mesmo dentro da data de validade indicada na embalagem e também, já ouvi os funcionários do local dizendo que a geladeira do mercado não estava refrigerando o suficiente. As carnes, que deveriam estar congeladas, já estavam quase pingando.
 
Como vimos, essa é a época da virose, da intoxicação alimentar e infecção, decorrente da má conservação de alimentos. Esses problemas estão para o verão, assim como as doenças respiratórias estão para o inverno. Por isso, anotem alguns cuidados que devemos ter com crianças e adultos nessa estação:
 
- Dar bastante líquido, principalmente água para mantê-las sempre hidratadas;

- Evitar comprar alimentos prontos, principalmente os preparados com ovos, como a maionese;

- Cozinhar bem os alimentos;

- Analisar os produtos a serem comprados no mercado;

- NÃO comer alimentos vendidos na praia;

- Oferecer comidas leves: muitas frutas, verduras e legumes.
 
Beijosssss e se cuidem

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Programas para as férias

Bom dia, mamães!!
 
A programação de livrarias, museus e teatros está mais rica com as férias escolares das crianças, apresentando uma série de opções para a diversão familiar.
 
 
O Teatro Folha, que fica dentro do Shopping Higienópolis, deu início ao seu Festival de Férias no dia 05 de janeiro. Confira a programação:

A Bela Adormecida

Estreia: 5 de janeiro
Temporada: 3 de fevereiro
Horários: sábado e domingo, 16h
Duração: 55 minutos
Classificação indicativa: Livre (3 anos)

Os Saltimbancos

Estreia: 5 de janeiro
Temporada: 3 de fevereiro
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre (3 anos)

Deu a Louca na Dona Baratinha

Estreia: 7 de janeiro
Temporada: 28 de janeiro
Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: Livre (2 anos)

João e Maria

Estreia: 8 de janeiro
Temporada: 29 de janeiro
Duração: 55 minutos
Classificação indicativa: Livre (3 anos)

A Chapeuzinho Vermelho

Estreia: 9 de janeiro
Temporada: 30 de janeiro
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre (4 anos)

Totalmente Pastelão!

Estreia: 10 de janeiro
Temporada: 31 de janeiro
Duração: 55 minutos
Classificação indicativa: Livre (3 anos)

Marcelo, Marmelo, Martelo

Estreia: 11 de janeiro
Temporada: 1º de fevereiro
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre ( 4 anos)

Ingressos: R$ 30,00


As Livrarias da Vila e Novesete também trazem programação especial de férias. A primeira, com contações de histórias em todas as suas lojas. Já a segunda, com oficina de música, teatro, culinária, entre outros. Consulte a programação nos sites:

Acontece na Vila - Livraria da Vila: http://www.livrariadavila.com.br/Eventos/Eventos.aspx

Livraria Novesete: http://www.livrarianovesete.com.br/


Divirtam-se!!

Beijos

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Preocupação: hora de dormir

Boa noite, pessoal!
 
Tudo bem?
 
Peço desculpas pelo sumiço, mas infelizmente perdi um membro da família...um de quatro patas. Só quem tem/teve um cachorrinho sabe o quanto nos afeiçoamos a eles e, em razão disto, quão dolorosa é a perda.
 
Como é recente, estou ainda me acostumando com a idéia de não tê-lo mais por perto, o que não é muito fácil, já que ele estava conosco há mais de 17 anos.
 
Mas vamos ao assunto do post: preocupação na hora de dormir.
 
 
 
Enquanto o bebê é recém-nascido, devemos tomar vários cuidados, como por exemplo, com a posição dele no berço.
 
Minha mãe dizia que era para eu colocar a Isabela de lado no berço e ouvi isso da maioria das pessoas da mesma geração que ela, provavelmente por ser este o entendimento da pediatria na época. Entretanto, hoje em dia a orientação dos pediatras é a de que os bebês devem ser colocados de barriga para cima, evitando-se o que chamam de Síndrome da Morte Súbita em Lactentes.
 
Segundo informações do Hospital Israelita Albert Einstein, "a síndrome é a principal causa de morte no primeiro ano de vida e a terceira causa de mortalidade infantil nos Estados Unidos. A causa ainda não está definida. O que se sabe é que está associada a alguns fatores, entre os quais a posição em que o bebê dorme no berço".
 
Quando o bebê está de lado no berço, ele pode virar de barriga para baixo e, assim, se sufocar. Isso nos leva a concluir que JAMAIS o bebê deve ser colocado no berço de bruços para dormir, apenas durante o dia, sob a supervisão de um adulto, pois tal posição é importante para o desenvolvimento da musculatura do bebê, estimulando o levantamento da cabeça.
 
Eu tinha muito medo da Isabela regurgitar e se engasgar durante a noite. Coloquei ela para dormir no meu quarto, pois não tinha coragem de deixá-la no dela sozinha. Vale lembrar que, não se deve colocar o recém-nascido para dormir na cama dos pais, pois estes podem se virar inconscientemente e cair em cima do bebê, ou ainda, este cair da cama.
 
Outra orientação é nunca colocar travesseiros (os recém-nascidos não precisam), bichos de pelúcia, almofadas e coisas dessa natureza, em razão do risco de sufocamento, além de tomar cuidados com cobertas soltas. Confira a lista de precauções elaborada pelo Albert Einstein:

  • Coloque o bebê para dormir de barriga para cima em seu próprio berço. Evite as posições de lado ou de barriga para baixo

  •   
  • Quando o bebê estiver acordado, pode ser colocado de barriga para baixo desde que acompanhado por um adulto. Essa posição é recomendada para o fortalecimento da musculatura e desenvolvimento do bebê


  • O berço deve ter grades verticais próximas e colchão firme

  •   
  • Mantenha o berço sem brinquedos, bichos de pelúcia, almofadas, travesseiros e protetores. São itens que podem cobrir o rosto do bebê e sufocá-lo

  •   
  • Prenda o cobertor sob o colchão. Posicione o bebê na parte inferior do berço, com os pés encostados nas grades dos 'pés' do berço. O cobertor deve cobrir o tórax, deixando os braços livres. Esses cuidados evitam que o bebê escorregue sob o cobertor


  • O bebê não deve dormir na cama com os pais. Coloque o berço no quarto do casal nos primeiros meses

  •   
  • O quarto deve estar arejado, com temperatura agradável. Não aqueça o ambiente porque este é um dos fatores de risco para a morte súbita


  • Vista o bebê com roupas leves para dormir

  •   
  • Quando o aleitamento estiver estabelecido - após o primeiro mês de vida -, é recomendado o uso de chupeta enquanto o bebê está adormecendo. A chupeta é uma forma de estimular o recém-nascido e também um fator protetor contra a morte súbita. Depois que o bebê adormecer, ela pode ser retirada

  •   
  • Não permita que fumem no quarto do bebê ou próximo a ele
  •  
      
  • Assegure-se de que, quando outra pessoa cuidar do seu bebê, ela siga essas orientações
  •  
      
  • O uso de monitor cardiorrespiratório em casa não reduz o risco de Síndrome da Morte Súbita em Lactentes. A apneia da prematuridade não está associada à síndrome.


  •  
    Depois disso, todos podem dormir tranqüilos, né?!!!
     
    Beijos

    sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

    Viagem: Miami e Orlando (Disney) - Parte II

    Olá pessoal!! Tudo bem?

    Como foi a passagem de ano de vocês?? Espero que tenha sido ótima e que 2013 comece com tudo!!!

    Hoje falarei de coisas importantes da viagem, que acabei deixando de falar na primeira parte, mas são as medidas que devemos tomar antes mesmo de entrar no avião, que foi por onde comecei!!

    1 - Verificar a melhor época do ano: Tá certo que Miami e Orlando têm temperaturas mais amenas e quase sempre o tempo está bom, mas é legal consultar as temperaturas, pois eu já peguei frio lá e até parece que é diferente daqui.
    Na segunda vez que fui à Disney, há uns 13 anos (!!!), se eu não me engano em Janeiro, penei para andar nos parques, pois o frio era intenso. Tínhamos vontade de ficar dentro das lojas, pois eram mais quentinhas.
    Dessa última vez, fui em setembro...estava um calor de matar!!!! Mas ainda assim, é bom levar roupas de frio para as crianças, até por causa do ar condicionado.


    Alta temporada turística: da segunda quinzena de novembro à abril
    Baixa temporada:  maio, junho, setembro e outubro
    meia temporada: julho, agosto, primeira quinzena de novembro

    A conclusão que cheguei é que a melhor época para se ir à Flórida é em outubro, pois faz calor, mas não tão intenso, é baixa temporada e os parques têm eventos e decoração inspirados no Halloween, além de começarem as preparações para o Natal. Já em setembro, quando fui, o Magic Kingdom estava no clima do tradicional dia das bruxas!!!!


    2- Estojo com medicamentos: Além de fazer o seguro viagem (algo essencial) é sempre bom levar um estojo de primeiros socorros com aqueles medicamentos que costumamos dar. Levei os itens para curativo; 2 antitérmicos para febre (com princípios ativos diferentes), remédio para tosse, que é um xarope fitoterápico; antialérgico e descongestionante; remédio para o ouvido (tendo ele em mãos no avião para eventual dorzinha durante o vôo); dramin para eventual enjôo; termômetro; soro; vick vaporub...tudo sob orientação pediátrica. Além disso, fui orientada a comprar um antibiótico ou pegar uma receita em inglês, pois lá nada é vendido sem receita.

    3 - O Hotel: Fiquei em um hotel muito bom e confortável em Miami, o Miami Beach Resort & Spa, na Collins Avenue, mas não sabia que teria de pagar 28 dólares por dia, para deixar o carro que alugamos lá. Minha agente de viagens não me avisou sobre isso, então sugiro que antes de fechar com um hotel, pergunte se é preciso pagar essa taxa e seu valor. Achei um absurdo!
    Paguei beeem menos pela diária do hotel em Orlando, o Hampton Inn, onde o estacionamento era de graça, o quarto tão espaçoso e confortável quanto e ainda tinha microondas, ao passo que no de Miami não. Isso permitiu que eu fizesse a mamadeira de leite da Isa e até um jantar. Compramos algumas coisas na Wallgreens (farmácia que tem de tudo, até comida) e fizemos no micro, pois estávamos cansados demais do parque para jantar em outro lugar....e foi muito gostoso!!!
    Claro que o hotel em Orlando era bem mais simples, mas achei o custo-benefício mais vantajoso...Ah, o café da manhã também foi de graça no Hampton Inn.
     
     
    Quartodo Hotel de Miami já com alguma baguncinha nossa!!

     
     
    Eu e Isa em frente ao Hampton Inn. Infelizmente não tirei fotos do quarto!!
     4 - Carrinho, cadeirinha e GPS: Como disse no primeiro post sobre a viagem, você precisará de cadeirinha para o carro e GPS, pois sem isso não conseguirá andar por Miami e Orlando. Se preferir, leve os itens daqui do Brasil. O carrinho também é essencial para crianças de até 5 anos (pelo menos), pois eles cansam muito nos parques. Andamos muito e os parques são grandes, então o carrinho é imprescindível. Compramos um carrinho guarda-chuva na Babies r us por apenas 19 dólares. Só teve um pequeno problema, a Isabela dormia à tarde, no parque mesmo, e o carrinho que compramos não tinha posição de descanso, o que me impediu de passear pelo parque no período em que durava a soneca (eu ficava em algum banco e deitava todo o carrinho, pois a única posiçao do carrinho era bem vertical). Mesmo que se pague um pouquinho mais, acho válido comprar um carrinho que recline para que a criança descanse com mais conforto e a mãe possa continuar passeando pelo parque.

    No próximo post da viagem falarei sobre os parques da Disney e alimentação para as crianças.

    Beijãooo