quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Plagiocefalia posicional

Comecei a falar sobre a plagiocefalia posicional nesse post e fiquei de explicar melhor, além de apresentar algumas soluções.
 
Sabe aquele palpite de vó, de deixar o bebê com a cabecinha de um lado e depois de outro para não ficar tortinha? Esse é verdadeiro!
 
A questão não é grave ou séria, se verificada e "tratada" logo cedo, embora o nome assuste um pouco. Trata-se de uma deformidade na cabeça do bebê, em virtude da posição, como o próprio nome diz.
A cabeça do bebê é molinha demais, razão pela qual esta literalmente se molda de acordo com a posição que ele fica, causando a assimetria.
O bebê pode nascer assim ou desenvolver a assimetria logo nos primeiros dias de vida. Acredito que a plagiocefalia se deve muito a nova orientação pediátrica, de que o bebê deve ficar de barriga para cima, aliada ao fato de alguns bebês assumirem a posição que ficaram no útero. Como era apertadinho, muitos só ficavam de um jeito e, permanecem na mesma posição depois do nascimento.
Além da posição herdada do útero, o "torcicolo congênito" pode ser uma das causas da plagiocefalia, eis que o bebê encontra-se sempre com a cabeça inclinada para um lado. 
 
A pressão que o colchão ou as cadeirinhas exercem sobre a cabeça faz com que os ossos do crânio cresçam desigualmente, caso ele fique apenas na mesma posição.

foto: www.infocefalia.com
 

Se diagnosticada rapidamente, a plagiocefalia regride com o simples reposicionamento do bebê. Isto é, se ele está com a cabecinha mais achatada de um lado, coloque-o do outro.
Um truque é colocar estímulos no berço, apenas do lado em que o bebê precisa ficar com a cabeça. Depois que a cabecinha voltar ao normal, você deve sempre alternar o lado em que o bebê fica, tanto no berço, quanto na hora da mamada, além de colocar estímulos em ambos os lados do berço.
 
Para o torcicolo congênito, o tratamento é a fisioterapia.
 
Se a plagiocefalia não regredir apenas com o reposicionamento, li acerca de duas outras opções: uma almofada chamada "mimos" e o capacete.
Nunca ouvi falar de outra almofada que ajude no tratamento da plagiocefalia, senão a mimos, vendida nesse site .

 
 
Com relação ao tratamento com capacete, aqui no Brasil só existe a Cranial care que proporciona.




Frise-se que, se não tratada, a plagiocefalia não traz consequencias apenas estéticas para a criança (a deformidade da cabeça pode causar assimetrias faciais), mas também implicações na visão - como visão dupla - mandíbula, etc.
Se você observou alguma assimetria em seu bebê, leve-o ao pediatra e questione sobre o melhor tratamento.
 
Beijãoo

3 comentários:

  1. Meu filho tem oito anos e estou muito preocupada porque quando levei ele no pediatra nao deram a atencao devida e agora o que posso fazer pAra ajuda lo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog! Gostaria de avisar que o Dr. Gerd (médico fundador da Cranial Care), saiu da Cranial Care e está atendendo exclusivamente em outra clínica. A clínica se chama: Heads Clínica Dr.Gerd Schreen e o site é: www.clinicaheads.com.br

    ResponderExcluir
  3. A clínica que trata de deformidade cranianas em bebês com o uso da órtese (capacetinho) é a "Heads Clínica Dr.Gerd Schreen" (www.clinicaheads.com.br)

    ResponderExcluir