terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Criança feliz é criança ativa!

Oiii mamães!!! Como foi o final de semana?!
 
Por aqui, colocamos em prática a idéia da festa do pijama.
Recebemos em casa, na noite de sábado, uma amiguinha da escola da Isabela.
Nos tornamos amigos dos pais de boa parte dos colegas dela, possibilitanto esses encontros tão importantes para a criança.
Como a prima e a irmã da Isa ainda são muito pequenas, trazer amigos com filhos em casa é a melhor opção para proporcionar momentos memoráveis para todos.
Os adultos de um lado conversando e as crianças, por todos os lados, fazendo a maior bagunça!!!!
 
Nos dias da semana, procuro entreter a Isa, inventando algumas atividades para mantê-la a maior parte do tempo longe da televisão e dos equipamentos eletrônicos. É aquilo que já disse aqui no blog, as crianças precisam estimular a imaginação e criatividade e, a tv e os eletrônicos trazem tudo pronto.
Criança feliz e saudável é criança ativa!
 
Aproveitando a proximidade do carnaval, propus a confecção de nossas próprias máscaras. Como ainda não estou saindo com elas sozinha, peguei o que tinha em casa no momento. No lugar de papelão qualquer, usei um pratinho de festa que sobrou do Halloween. Ou seja, a máscara traria os personagens que a Isa adora, as Monsters High!!
 
Depois, descemos para passear no prédio e pegar algumas folhinhas do chão. Ainda vamos fazer o acabamento com lantejoulas e outros materiais, mas é um belo começo:



 
Quanto aos eletrônicos, minha postura está até mais flexível. Embora acredite que minha infância tenha sido incrível, brincando no chão, com as mesmas bonecas de sempre (lembro perfeitamente delas, pois tinha poucas. Não ganhávamos, tampouco comprávamos brinquedos na quantidade de hoje), não posso aliená-la da própria geração. Não tem jeito, as crianças da idade dela já estão em contato com computador, smartphones e tablets. Por isso, tento extrair o melhor desses equipamentos, baixando aplicativos educativos e buscando sites interessantes na internet e o principal, imponho limite de tempo para a fruição destes.
 
É engraçado como nos vemos repetindo as mesmas frases de nossos pais, quando temos nossos filhos (aquelas que não gostávamos de ouvir quando crianças). Ser mãe/pai é a arte de pagar a língua!!
Quando eu pedia algum brinquedinho novo para meu pai, ele dizia: "quando eu era criança, brincava com palito de fósforo".  Pois bem, hoje repito isso como um mantra...não exatamente com palitos!
Estávamos mesmo fazendo essa reflexão no sábado... Atualmente, as crianças pegam um brinquedo e, no minuto seguinte já querem outro. São bombardeadas pelas propagandas de televisão, estimulando um consumismo cada vez mais precoce (mais um motivo pelo qual devemos deixá-las longe da tv e isso inclui o discovery kids. Você já reparou na quantidade de comerciais transmitidos?).
Se não tomarmos cuidado, serão os eternos insatisfeitos e, pessoas assim são infelizes.  
Por isso é tão importante estar presente, dar uma boa educação, passar nossos princípios e demonstrar o valor das coisas imateriais. Ora, a alegria da criança deve residir na companhia da família e amigos, nas brincadeiras de faz de conta, nos passeios e não nos presentes.
 
Do que você vai brincar hoje com seu filho?!
 
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário