quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Voltei!!!

Olá mamães!!!!!!!!!!! Quanto tempo!!!!

Estava com muitas saudades daqui, mas não conseguia voltar a postar. Depois de todo esse jejum, enfim estou por aqui novamente e com muitas novidades!

Estava com muitos compromissos, como minha filhinha, o trabalho, a pós, inglês, além da casa, família, marido e.....uma nova GRAVIDEZ!!! Pois é, estou grávida da minha segunda princesinha e, embora quisesse muito isso e tenha ficado imensamente feliz, fui tomada por inúmeros questionamentos e até uma certa angústia.
Acho que muitas mães podem ter passado pelo que passei: o medo do ciúmes do primeiro filho, de não dar a atenção que ele sempre teve e coisas dessa ordem. Isso se agravou quando dei a notícia (da gravidez) à Isabela. Ela chorou, dizendo que me amava e não queria que eu engravidasse. Nossa, isso foi péssimo para mim.

Nem sei se ela assimilou corretamente a notícia, tampouco entendi os motivos que a levaram a chorar, mas para uma mãe que já estava receosa, aquilo foi o suficiente. Desde aquele dia comecei uma busca por orientações para fazer minha filha receber a irmãzinha da melhor forma possível. Comprei livrinhos sobre a chegada de um irmão, deixei ela escolher TUDO, inclusive o nome, que será ESTELA. Redecorei o quartinho dela primeiro, antes de começar a fazer o do bebê e assim por diante.
 
 

 
 
Hoje ela está aceitando perfeitamente a idéia e até a sinto muito empolgada, pois digo que ela me ajudará em tudo...Acho que ela começou a pensar que a irmãzinha será uma nova boneca!!!!!!

Eu também andei lendo muito, porque as crianças, no fim das contas, se adaptam com mais facilidade às mudanças do que nós, adultos. Cheguei a algumas conclusões:

- A angústia de "fazer" o filho mais velho dividir a atenção com um novo membro na família existe, mas certamente será uma das melhores coisas que acontecerá com ele.
Ele amadurecerá com isso e estará mais preparado para a vida. Ninguém deve pretender ser o centro das atenções o tempo todo.... na vida, não é assim. Aprender a dividir e compartilhar é fundamental. Tenho certeza que isso desenvolverá mais minha filha, tornando-a mais independente e generosa.

- Agir com naturalidade! Nos primeiros meses, após a descoberta da gravidez, ao falar sobre o assunto, eu ficava mal. Depois percebi que tinha que parar com isso. A Isabela será o meu reflexo. Se eu agir de forma natural perante a chegada de um novo bebê (como de fato é), ela agirá também. Aliás, tudo isso é muito natural.... o ciúmes faz parte e, saber lidar com ele é muito importante para nossa vida.

- Estar tranquila sobre o fato de que é possível amar 1, 2 ou mais filhos. No início, pensamos: mas eu amo tanto meu primeiro filho, será que com o segundo será igual? Enquanto o bebê está na barriga, o vínculo afetivo ainda não está "formado", então não precisamos nos orbigar a amá-lo como amamos o primeiro. Mas a "mágica" acontecerá, assim como se deu da primeira vez. As mães sabem do que estou falando e de que não se trata de conversinha. Assim que o bebê nasce, sentimos um amor sem limites e incondicional. Nossos filhos, seja lá quantos forem, receberão esse sentimento. O que temos que tomar cuidado é para não sermos injustos ao longo do tempo, privilegiar um em detrimento do outro só porque "aquele é mais parecido comigo" ou "esse é mais inteligente". Essa atitude é típica dos cruéis e/ou ignorantes e, em determinados casos, deixam marcas que as crianças levam para a vida adulta. Para mim, tudo que uma tiver, a outra necessariamente terá também.

- Ter irmão (ã) é MUITO bom! Uma companhia para a vida toda, ter com quem brincar e até com quem discutir, ter com quem dividir os problemas de casa, contar segredos....sim, porque o irmão não tem aquela obrigação que os pais têm de educar, dar uma bronquinha de vez enquando, falar não....portanto, o irmão é o melhor destinatário de confissões e segredos. Mas claro, normalmente é do irmão que sofremos o primeiro bullying da vida, hahaha!! O irmão, na maioria das vezes, nos dá aquele "senso do ridículo"....aquele toque quando ninguém tem coragem de fazê-lo!!! Como diz aquele trecho de "filtro solar": "Seja legal com seus irmãos. Eles são a melhor ponte com o seu passado e possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro".
Digo isso com propriedade, pois tenho uma IRMÃ e não imagino minha vida sem ela. Sem dúvida, é minha melhor amiga!
 
Estou agora na 35ª semana da gravidez. Tenho e terei muitoooo o que compartilhar com vocês por aqui. Comentem e deixem suas histórias e opiniões.
 
Beijãooooooo

3 comentários:

  1. Vai precisar colocar mais uma corujinha no logo do blog! beijos
    Camila Cotrim

    ResponderExcluir
  2. Me emocionei com o post...coisa que jamais aconteceria alguns meses atrás!!! Coisas da maternidade!
    Com esse post me senti obrigada a dar uma irmã ou irmão para a Gabi!!!! Aiaiaiaia
    beijos Camila

    ResponderExcluir
  3. Feliz retorno. Belo texto. Saudades Amanda.

    ResponderExcluir