Boa tarde, mamães!!
Como foi a Páscoa de vocês?! Aqui, o coelhinho deixou dois ovos de chocolate e mais uma réplica dele, haha. Fiz as patinhas e escondi dois ovos em uma caixinha, ao lado de um coelho de pelúcia. Além disso, escondi outros dois ovos pela casa em lugares diferentes e dei um mapinha para a Isabela, marcando os esconderijos com um X, para ela localizá-los. A Isa está muito esperta, achou fácil e olha que o grau de dificuldade era alto, porque fui eu que fiz o mapa, haha!!!
Mas o assunto do post é banho. Resolvi esccrevê-lo, pois desde que tive a Isabela, percebo quão prazerosa é essa hora para os bebês. Eles ficam mais calmos e relaxados, especialmente se fazemos, antes ou depois, a shantala (massagem para bebês).
Muitas mães de primeira viagem têm medo de dar banho no bebê. Eu tinha com a Isa, então comprei uma banheira diferente para a Estela, que possui duas maneiras de uso, uma mais rasinha, para recém-nascido e outra mais funda, para o bebê maior.
|
Banheira portátil Naked. Tem também na cor roxa, igual a da Estela. |
Organizando o banho:
Deixo para dar a vitamina (ad-til) após o banho para não esquecer. Além desta, deixo separada a toalha, roupinha, fralda, pomada para assaduras, escovinha de cabelo, cotonete e gaze, para umedecer em água filtrada e limpar a boquinha da Estela.
Dou o banho com água morna para quentinha, com o sabonete liquido glicerinado "da cabeça aos pés" da Johnson's.
Primeiro lavo o rosto e cabecinha, com ela ainda de roupa, seco imediatamente e depois tiro a roupa, a fralda, faço a higiene com algodão molhado em água morna e, dou o resto do banho.
Na Isabela, fazia a massagem antes do banho, com óleo de amêndoa. Com a Estela, experimentei o óleo "hora de dormir", que tem o cheiro mais suave e próprio para o bebê. Por isso, passei a fazer a massagem após o banho. Durante a shantala, canto uma música bem calminha.
Gente, ela fica molinha!! Se quero deixá-la relaxada para dormir: banho quentinho, massagem com óleo "calmante" e musiquinha. Nem precisa ser bebê pra gostar disso, né?!!
Depois é só dar de mamar, que ela dorme ainda no peito.
Para as mães que têm dificuldade de fazer o filho dormir, este ritual, próximo do horário do soninho, é recomendável.
Ofurô
As empresas investem pesado no relaxamento do bebê associado à água. Foi nesse ambiente que eles viveram por 9 meses, não é?!
Baldes ou banheiras nesse formato são vendidos, a preços altos, para garantir esse momento prazeroso. Basta colocar o bebê dentro do balde, com água morna para quente, até o pescoço (segurando-o, claro!!).
A Isabela dormiu no balde mesmo, quando fiz a experiência com ela. Coloquei chá de camomila na água também...disseram que ajudava a acalmar!
|
balde baby tub |
|
Ofurô |
Fui em uma loja de bebês e verifiquei que o balde baby tub é igualzinho ao balde comum, só que mais caro, hehe!! Já os baldes específicos para ofurô possuem uma estrutura interna para posicionar o bebê. Não sei até que ponto isso contribui para o conforto dele, pois eu comprei o balde comum, que cumpriu a função, alcançando o resultado esperado!!!
Hoje no mercado, a oferta de baldes e banheiras é grande e variada, algumas tem até hidromassagem. Faça sua escolha e bom banho para seu filhinho!!!
Beijooossssssss