terça-feira, 29 de abril de 2014

Creme de milho light

Oiii queridas!!!! Tudo bem?
 
Hoje darei a receita do creme de milho light, que postei no instagram (@blog_corujando) há alguns dias.
 
Ingredientes:
 
- 1 lata de milho verde
- 1 xícara e 1/2 de leite desnatado
- 1/4 de cebola picada (isso porque a Isabela não gosta muito de cebola - nem eu - então coloco pouco, mas quem gosta, pode usar 1/2 cebola)
- 1 colher de sopa de farinha de aveia
- 1 fio de azeite extra virgem
- queijo ralado light (opcional)
- sal e primenta do reino a gosto
 
 

 
 
Preparo:
 
Bata no mixer ou liquidificador a farinha de aveia, o milho e o leite. Antes, separei um pouco de milho (cerca de 1/3 da lata), para deixá-los inteiros no creme.
Refogue a cebola em um fio de azeite e jogue a mistura na panela. Em seguida, adicione o restante do milho, queijo ralado e o sal. Vá mexendo até formar um creme e pronto.
 
 

 
 
Servi para a Isabela com arroz integral, feijão, carne grelhada e repolho. Refeição gostosa e saudável!
 
Beijoooo

terça-feira, 22 de abril de 2014

Hora do banho

Boa tarde, mamães!!
 
Como foi a Páscoa de vocês?! Aqui, o coelhinho deixou dois ovos de chocolate e mais uma réplica dele, haha. Fiz as patinhas e escondi dois ovos em uma caixinha, ao lado de um coelho de pelúcia. Além disso, escondi outros dois ovos pela casa em lugares diferentes e dei um mapinha para a Isabela, marcando os esconderijos com um X, para ela localizá-los. A Isa está muito esperta, achou fácil e olha que o grau de dificuldade era alto, porque fui eu que fiz o mapa, haha!!! 
 
Mas o assunto do post é banho. Resolvi esccrevê-lo, pois desde que tive a Isabela, percebo quão prazerosa é essa hora para os bebês. Eles ficam mais calmos e relaxados, especialmente se fazemos, antes ou depois, a shantala (massagem para bebês).
 
Muitas mães de primeira viagem têm medo de dar banho no bebê. Eu tinha com a Isa, então comprei uma banheira diferente para a Estela, que possui duas maneiras de uso, uma mais rasinha, para recém-nascido e outra mais funda, para o bebê maior.

Banheira portátil Naked. Tem também na cor roxa, igual a da Estela.
 
Organizando o banho:
 
Deixo para dar a vitamina (ad-til) após o banho para não esquecer. Além desta, deixo separada a toalha, roupinha, fralda, pomada para assaduras, escovinha de cabelo, cotonete e gaze, para umedecer em água filtrada e limpar a boquinha da Estela.
 
Dou o banho com água morna para quentinha, com o sabonete liquido glicerinado "da cabeça aos pés" da Johnson's.
 
Primeiro lavo o rosto e cabecinha, com ela ainda de roupa, seco imediatamente e depois tiro a roupa, a fralda, faço a higiene com algodão molhado em água morna e, dou o resto do banho.
 
Na Isabela, fazia a massagem antes do banho, com óleo de amêndoa. Com a Estela, experimentei o óleo "hora de dormir", que tem o cheiro mais suave e próprio para o bebê. Por isso, passei a fazer a massagem após o banho. Durante a shantala, canto uma música bem calminha.
 
Gente, ela fica molinha!! Se quero deixá-la relaxada para dormir: banho quentinho, massagem com óleo "calmante" e musiquinha. Nem precisa ser bebê pra gostar disso, né?!!
Depois é só dar de mamar, que ela dorme ainda no peito.
Para as mães que têm dificuldade de fazer o filho dormir, este ritual, próximo do horário do soninho, é recomendável.
 
Ofurô
 
As empresas investem pesado no relaxamento do bebê associado à água. Foi nesse ambiente que eles viveram por 9 meses, não é?!
Baldes ou banheiras nesse formato são vendidos, a preços altos, para garantir esse momento prazeroso. Basta colocar o bebê dentro do balde, com água morna para quente, até o pescoço (segurando-o, claro!!).
A Isabela dormiu no balde mesmo, quando fiz a experiência com ela. Coloquei chá de camomila na água também...disseram que ajudava a acalmar!
 

balde baby tub
Ofurô

 
Fui em uma loja de bebês e verifiquei que o balde baby tub é igualzinho ao balde comum, só que mais caro, hehe!! Já os baldes específicos para ofurô possuem uma estrutura interna para posicionar o bebê. Não sei até que ponto isso contribui para o conforto dele, pois eu comprei o balde comum, que cumpriu a função, alcançando o resultado esperado!!!
Hoje no mercado, a oferta de baldes e banheiras é grande e variada, algumas tem até hidromassagem. Faça sua escolha e bom banho para seu filhinho!!!
 
 Beijooossssssss

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Alimentação da nutriz

Olá, mamães! Tudo bem?

Eu e, provavelmente, muitas de vocês têm dúvidas acerca dos alimentos que devemos ingerir no período em que estamos amamentando, para conseguir suprir todas as necessidades nutricionais de nossos bebês, através do leite materno.

Recebi uma lista de alimentos que não deveria comer, para evitar as indesejáveis cólicas na Estela, tais como feijão, brócolis, repolho, entre outros, sob a justificativa de que lhe causariam mais gases.

Porém, não há qualquer comprovação científica de que estes ou outros alimentos provoquem cólicas nos bebês. Desta forma, não achei certo excluir da minha alimentação itens tão importantes como os relacionados acima, pois são fontes de diversas vitaminas e sais minerais. O período de amamentação não é o momento para dietas restritivas, pois podem comprometer a saúde e desenvolvimento do bebê.
 
O feijão, por exemplo, "é fonte de vitaminas B1, B2, B3 e, ainda, de B9. Esta última colabora para o bom funcionamento do sistema nervoso e da medula óssea. Possui sais minerais - como potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio - e lisina, aminoácido essencial (aquele que o corpo não produz, mas é necessário ao organismo), que contribui para o crescimento de crianças e adolescentes e para a restauração de tecidos." (fonte -  Hospital Albert Einstein)
 
O brócolis, por sua vez, é rico em cálcio, ácido fólico e vitaminas A e C.
 
Por derradeiro, o repolho é fonte de vitaminas C, B1, B2, E e K, além de sais minerais como fósforo e cálcio. (fonte - Embrapa Hortaliças)
 
A  nutriz deverá ter uma alimentação equilibrada e fracionada, fazendo  6 refeições/dia, com intervalos regulares (normalmente de três em três horas), compostas por muitas frutas, legumes e verduras, além de consumir MUITA ÁGUA.
Quanto as cólicas, o ideal é observar a resposta do organismo do bebê, diante da ingestão de determinados alimentos pela nutriz. Se aqueles citados acima, de fato, desencadearem piora nas cólicas, basta que a mãe diminua a quantidade.
Ouvi casos em que essa piora fora causada por pratos excessivamente condimentados e pelo consumo de chocolate!!
 
O que os pediatras têm como certo mesmo é que, as cólicas dos bebês estão relacionadas  à imaturidade do intestino deles e, os gases aumentam em razão do ar que engolem ao mamar, caso a "pega" no peito esteja incorreta. Importante, pois, verificarmos se o bebê está sugando do modo certo, como ilustra a foto a seguir:
 

Foto: www.personalbebe.com.br


 
E claro, logo após a mamada, colocar o bebê na posição vertical e bater levemente nas costinhas, para arrotar.
 
Por fim, o que todas nós já sabemos: não consumir álcool, não fumar e evitar cafeína, isto é, café, chá verde, chá preto, chocolate, etc.
A pediatra das minhas filhas liberou apenas um café por dia para eu tomar. Quanto ao chocolate, tive umas recaídas, mas estou parando de vez....que difícil!!!!

Tudo pelo nosso bem maior! Vale a pena!
 
Beijossss

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Receita: Muffins integrais de maçã

Boa tarde, queridas!
 
Hoje passarei mais uma receita saudável e gostosa, dessa vez para servir de lanchinho para as crianças.
 
 
Ingredientes:
 
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral;
- 1 xícara (chá) de flocos de aveia integral;
- 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo (se você preferir, coloque 3/4 da xícara, para ficar mais doce);
- 3/4 xícara (chá) de óleo de canola;
- 1 colher (sopa) de fermento em pó;
- 2 maçãs descascadas e picadas (separe metade de 1 das maçãs em um recipiente a parte, o restante, pique em pedaços menores);
- 3 ovos;
- 1 colher (chá) de canela.


Preparo:
 
Colocar em um recipiente os ingredientes secos: farinha, aveia e fermento. Reserve.
 
No liquidificador, bata os ovos, o óleo de canola, o açúcar mascavo, 1 e 1/2 maçã picada e a canela, até ficar homogêneo.
 
Despeje a mistura do liquidificador no recipiente de ingredientes secos e misture bem.
 
Em seguida, vá acrescentando o restante das maçãs. Esses pedaços ficarão no meio do muffin, por isso, corte em pedaços menores, de acordo com sua preferência. Mexa mais um pouco.
 
Insira a massa, à colheradas, em forminhas (usei de silicone, duas delas em formato de flor. Rendeu 8 fôrmas), polvilhe com pitadas de canela e leve-as ao forno pré-aquecido, a uma temperatura de 180 à 200 graus, por aproximadamente 20-25 minutos.



Ficou muitooo gostoso!!!!!!!!!!
 
Depois, farei a mesmo receita com banana! Quem quiser dar uma abusadinha, pode colocar no meio da massa (na hora de colocar nas forminhas) um pedacinho de chocolate....Imagina só, que perfeito?!!!
 
Espero que gostem!!!!
 
Beijoss
 

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Receita: frango com crosta de bolacha integral e batata assada especial

Boa tarde, mamães!!!
 
Fiquei muito tempo sem postar receitas, então vou quebrar o jejum com mais essa!!!
 
Ontem, no jantar, fiz arroz integral, frango com crosta de bolacha integral, batata assada com casca e alface.
 
Para o arroz integral e alface não precisa de receita, certo?!! Então vamos aos outros itens:
 
Ingredientes para a batata:
 
- 5 batatas inglesas
- 2 colheres de chá de azeite de oliva extra virgem
- sal a gosto
- pimenta do reino moída (opcional)
 
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Lave bem as batatas em água corrente e seque-as, sem descascar. Corte as batatas em forma de meia-lua e coloque-as em um recipiente.
Acrescente o azeite, sal e pimenta do reino (moderadamente, caso sirva para as crianças) e mexa, até as batatas os incorporarem.
Coloque as batatas em uma assadeira e leve ao forno por cerca de 30-40 minutos, até dourarem.

 


Ingredientes para o frango:
 
- Bolacha Nesfit gergelim;
- 1 ovo;
- frango Korin;
- Fio de azeite de oliva extra virgem
 
 A quantidade de frango e bolachas se dará de acordo com o número de pessoas a serem servidas.
Triture as bolachas, seja com as próprias mãos (meu caso) ou com a ajuda de liquidificador/mixer e separe. Quebre o ovo num recipiente, bata com o garfo e separe.
Pegue o frango, passe no ovo, depois nas bolachas trituradas e, por fim, leve-os ao fogo, em uma frigideira anti-aderente, untada com o azeite.
Preparei o frango em fogo baixo e com a panela tampada, depois aumentei o fogo, por poucos minutos.
 
 

 


O pessoal aqui de casa aprovou!!!

Se desejar, sirva com maionese ou mostarda dijon. Bom apetite!

Beijos e um ótimo fim de semana.

Receitas com abacate

Oi mamães!!!!

Quem me acompanha no instagram (@blog_corujando) já percebeu que entrei nessa onda saudável que invandiu as redes sociais. Não gosto muito das modinhas e, principalmente, dos clichês que viram hit na web, mas essa eu apoiei e aderi mesmo, pois beneficia todo mundo (inclusive eu e minha família)!!
Vejo as pessoas compartilhando informações que aprenderam sobre algum alimento, receitas saudáveis que testaram e todos incentivando uns ao outros, para o alcance do objetivo.

Eu cheguei aos 80 kg na gravidez, sendo que tenho 1,60 de altura, motivo pelo qual quis muito perder esses quilos adquiridos, logo após o parto. Porém, tenho que ir com cuidado, aos poucos, pois estou amamentando. Não posso, de jeito nenhum, fazer dietas restritivas. Em verdade, nunca tive essa pretensão, pois tais dietas só duram até perdermos o peso que almejamos. Depois, engordamos tudo de novo. O ideal é a reeducação alimentar, a qual aproveita tanto o desejo da perda de peso, quanto a amamentação.
 
Eu desandei na gravidez, hahaha, comi muito, especialmente doces. Agora, estou comendo mais frutas, legumes e verduras, alimentos integrais, leite desnatado ou semi-desnatado e diminuindo os doces.
 
Hoje, darei duas receitas com abacate:


Vitamina de abacate:
 
- 1 abacate médio
- 3 copos de leite
- 2 colheres de sopa de açúcar (usei o açúcar cristal orgânico)
 
Bata tudo no liquidificador e sirva (rende de 3 a 4 porções).

 

Suco verde:
 
- 1/2 maçã com casca
- 1/2 abacate
- 3 cubos de gelo de couve
- Agave à gosto (coloquei um pouquinho, só pra dar uma adoçada)
- água
 
Comecei a receita no dia anterior. Eu bati duas folhas grandes de couve no liquidificador, com água necessária para deixar uma consistência líquida. Consegui encher duas fôrmas de gelo, que pretendo usar pra fazer vários sucos. Claro que você poderá bater a couve diretamente com ou outros ingredientes na hora de servir, mas congelar é uma maneira prática e eficaz de conservar os nutrientes da couve. O suco verde é uma das poucas formas de consumo da couve crua, possibilitando a absorção das excelentes propriedades que possui, já que estas se perdem, quando a couve é refogada. 
No dia seguite, coloquei no mixer a metade da maçã, do abacate, os 3 gelos de couve, agave e água, esta em quantidade suficiente para deixar o suco do jeito que gosto. Uns preferem mais líquido, outros mais pastoso, então, a água é à gosto. (Rende 2 porções)




O abacate é rico em vitamina A, C e E, potássio e ácido fólico (excelente para as grávidas). Além disso, tem um sabor muito agradável, de fácil aceitação das crianças!!
 
A casca da maçã é rica em nutrientes e propriedades antioxidantes, por isso, aproveite-a também!!!
 
Beijosss

terça-feira, 8 de abril de 2014

Benefícios da música em bebês e crianças

Boa tarde, mamães!! Tudo bem?
 
No último post comecei a falar sobre a importância da música no desenvolvimento de bebês e crianças.
Embora eu tenha pesquisado acerca da reação do nosso corpo diante da música, não é preciso ir tão longe. Basta colocar para tocar uma balada, para ficarmos mais calmos ou uma música animada, para ficarmos mais alegres e surgirem milhares de pensamentos agradáveis à cabeça. A música nos transporta para momentos diversos de nossas vidas, nos trazendo lembranças; é capaz de melhorar nosso humor; é capaz de nos fazer chorar; fazer rir; etc.
Estudos apontam que, a música é capaz de estimular diversas áreas do cérebro dos pequenos. A princípio, essa façanha era atribuída apenas a um tipo de música, a clássica, mas, em verdade, todas as modalidades musicais estão aptas a alcançarem esse resultado. A música clássica apenas não faz parte da rotina da maioria das famílias, então, quando colocadas para tocar, estimulam áreas cerebrais antes não ativadas.
 
Uma pesquisa feita com a música clássica verificou que, esta potencializa a capacidade de concentração e aprendizado. Ou seja, a música consegue relaxar a criança, propiciando uma maior absorção de informações.
 
A música é uma das atividades mais estimulantes para o intelecto dos pequenos, agindo diretamente no desenvolvimento motor, auditivo, sensorial e da fala.
 
Se a apreciação da música, por si só, já apresenta muitos resultados positivos, imagine a aprendizagem de um instrumento musical na infância? Pois bem, pesquisas demonstraram que, tal aprendizagem exercíta a visão, habilidade motora e audição, num funcionamento cerebral "em rede".
Não obstante, os pesquisadores observaram a proximidade entre a música e a matemática, restando comprovado um desempenho melhor de crianças que tiveram aulas de música, em testes lógico-matemáticos.
 
Oportuno frisar que, os efeitos da música podem ser sentidos pelo bebê ainda no útero materno. Então, gravidinhas de plantão, ouçam muitas musicas calminhas e, cantem para seu bebê, pois ele sentirá os benefícios!!!!
 
Para fechar esse post, compartilho uma linda música, que ouvi quando descobri que estava grávida da Isabela e, traduz exatamente o que significou para mim: HERE COMES THE SUN!
 
 
 
 
 
Beijos!!!
 
 
Referências:
 
 
Nogueira, M.A. - A música e o desenvolvimento da criança, Revista UFG, Vol. 5, n. 2.