quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Programas para o fim de semana

Boa tarde, mamães!!!!

Já estamos na quinta-feira....de olho no fim de semana, não é? Se você ainda não se programou para ele, confira as dicas que selecionei:

 
Sábado, dia 22 de fevereiro, a Livraria Novesete apresentará o espetáculo "Da mala de D. Gema sai: histórias da China". Essa contação de histórias vai de encontro com a reflexão que fizemos aqui no blog essa semana, pois versa sobre ensinamentos budistas que ressaltam a importância do "ser" e não do "ter". Histórias chinesas como “Face do Espelho”, “O Discípulo Astuto e a Elefanta” e “O Homem de Meia Idade e a Mulher Trapaceira", contadas por uma palhacinha, interpretada pela atriz Melissa Panzutti.
Será às 16:00 hrs, na Rua França Pinto, 97, Vila Mariana, São Paulo - SP.



Aproveitem para conferir a exposição interativa do Pequeno Príncipe, no Terraço do Shopping JK Iguatemi, pois estará em cartaz só até o próximo domingo, dia 23 de fevereiro. De Domingo à Sexta, das 12 às 20 hrs / Sábado, das 10 às 22 hrs.
O Shopping localiza-se na Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2.041, Itaim Bibi.


Também no domingo, 23 de fevereiro, das 10 às 12hrs, acontecerá o tradicional piquenique promovido pela Casa do brincar, na praça Adolfo Bloch, em São Paulo.
 
Dessa vez, a atração contará com a presença do Bloco Colherim – marchinhas e brincadeiras musicais infantis em ritmo de carnaval!
Para mais informações, entre no site .



Todos os eventos são gratuitos!!!!

Bom fim de semana.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Plagiocefalia posicional

Comecei a falar sobre a plagiocefalia posicional nesse post e fiquei de explicar melhor, além de apresentar algumas soluções.
 
Sabe aquele palpite de vó, de deixar o bebê com a cabecinha de um lado e depois de outro para não ficar tortinha? Esse é verdadeiro!
 
A questão não é grave ou séria, se verificada e "tratada" logo cedo, embora o nome assuste um pouco. Trata-se de uma deformidade na cabeça do bebê, em virtude da posição, como o próprio nome diz.
A cabeça do bebê é molinha demais, razão pela qual esta literalmente se molda de acordo com a posição que ele fica, causando a assimetria.
O bebê pode nascer assim ou desenvolver a assimetria logo nos primeiros dias de vida. Acredito que a plagiocefalia se deve muito a nova orientação pediátrica, de que o bebê deve ficar de barriga para cima, aliada ao fato de alguns bebês assumirem a posição que ficaram no útero. Como era apertadinho, muitos só ficavam de um jeito e, permanecem na mesma posição depois do nascimento.
Além da posição herdada do útero, o "torcicolo congênito" pode ser uma das causas da plagiocefalia, eis que o bebê encontra-se sempre com a cabeça inclinada para um lado. 
 
A pressão que o colchão ou as cadeirinhas exercem sobre a cabeça faz com que os ossos do crânio cresçam desigualmente, caso ele fique apenas na mesma posição.

foto: www.infocefalia.com
 

Se diagnosticada rapidamente, a plagiocefalia regride com o simples reposicionamento do bebê. Isto é, se ele está com a cabecinha mais achatada de um lado, coloque-o do outro.
Um truque é colocar estímulos no berço, apenas do lado em que o bebê precisa ficar com a cabeça. Depois que a cabecinha voltar ao normal, você deve sempre alternar o lado em que o bebê fica, tanto no berço, quanto na hora da mamada, além de colocar estímulos em ambos os lados do berço.
 
Para o torcicolo congênito, o tratamento é a fisioterapia.
 
Se a plagiocefalia não regredir apenas com o reposicionamento, li acerca de duas outras opções: uma almofada chamada "mimos" e o capacete.
Nunca ouvi falar de outra almofada que ajude no tratamento da plagiocefalia, senão a mimos, vendida nesse site .

 
 
Com relação ao tratamento com capacete, aqui no Brasil só existe a Cranial care que proporciona.




Frise-se que, se não tratada, a plagiocefalia não traz consequencias apenas estéticas para a criança (a deformidade da cabeça pode causar assimetrias faciais), mas também implicações na visão - como visão dupla - mandíbula, etc.
Se você observou alguma assimetria em seu bebê, leve-o ao pediatra e questione sobre o melhor tratamento.
 
Beijãoo

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Criança feliz é criança ativa!

Oiii mamães!!! Como foi o final de semana?!
 
Por aqui, colocamos em prática a idéia da festa do pijama.
Recebemos em casa, na noite de sábado, uma amiguinha da escola da Isabela.
Nos tornamos amigos dos pais de boa parte dos colegas dela, possibilitanto esses encontros tão importantes para a criança.
Como a prima e a irmã da Isa ainda são muito pequenas, trazer amigos com filhos em casa é a melhor opção para proporcionar momentos memoráveis para todos.
Os adultos de um lado conversando e as crianças, por todos os lados, fazendo a maior bagunça!!!!
 
Nos dias da semana, procuro entreter a Isa, inventando algumas atividades para mantê-la a maior parte do tempo longe da televisão e dos equipamentos eletrônicos. É aquilo que já disse aqui no blog, as crianças precisam estimular a imaginação e criatividade e, a tv e os eletrônicos trazem tudo pronto.
Criança feliz e saudável é criança ativa!
 
Aproveitando a proximidade do carnaval, propus a confecção de nossas próprias máscaras. Como ainda não estou saindo com elas sozinha, peguei o que tinha em casa no momento. No lugar de papelão qualquer, usei um pratinho de festa que sobrou do Halloween. Ou seja, a máscara traria os personagens que a Isa adora, as Monsters High!!
 
Depois, descemos para passear no prédio e pegar algumas folhinhas do chão. Ainda vamos fazer o acabamento com lantejoulas e outros materiais, mas é um belo começo:



 
Quanto aos eletrônicos, minha postura está até mais flexível. Embora acredite que minha infância tenha sido incrível, brincando no chão, com as mesmas bonecas de sempre (lembro perfeitamente delas, pois tinha poucas. Não ganhávamos, tampouco comprávamos brinquedos na quantidade de hoje), não posso aliená-la da própria geração. Não tem jeito, as crianças da idade dela já estão em contato com computador, smartphones e tablets. Por isso, tento extrair o melhor desses equipamentos, baixando aplicativos educativos e buscando sites interessantes na internet e o principal, imponho limite de tempo para a fruição destes.
 
É engraçado como nos vemos repetindo as mesmas frases de nossos pais, quando temos nossos filhos (aquelas que não gostávamos de ouvir quando crianças). Ser mãe/pai é a arte de pagar a língua!!
Quando eu pedia algum brinquedinho novo para meu pai, ele dizia: "quando eu era criança, brincava com palito de fósforo".  Pois bem, hoje repito isso como um mantra...não exatamente com palitos!
Estávamos mesmo fazendo essa reflexão no sábado... Atualmente, as crianças pegam um brinquedo e, no minuto seguinte já querem outro. São bombardeadas pelas propagandas de televisão, estimulando um consumismo cada vez mais precoce (mais um motivo pelo qual devemos deixá-las longe da tv e isso inclui o discovery kids. Você já reparou na quantidade de comerciais transmitidos?).
Se não tomarmos cuidado, serão os eternos insatisfeitos e, pessoas assim são infelizes.  
Por isso é tão importante estar presente, dar uma boa educação, passar nossos princípios e demonstrar o valor das coisas imateriais. Ora, a alegria da criança deve residir na companhia da família e amigos, nas brincadeiras de faz de conta, nos passeios e não nos presentes.
 
Do que você vai brincar hoje com seu filho?!
 
Beijos

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Programas para o fim de semana

Boa tarde, mamães!!!!!!
 
Além da oficina de criação da Lego e da noite do pijama da Mamusca, confira outros programas para se fazer com as crianças nesse fim de semana:
 
A Livraria queridinha do blog, Novesete, apresentará amanhã (sábado, 15 de fevereiro) o espetáculo "O menino e o Escultor, O velho e o ventre da Criança, a Morte e o Ferreiro e a Minhoca da Sorte" do grupo Moacir tem barba branca, às 16 hrs.

 
A apresentação consiste na contação das pequenas histórias que nomeiam o espetáculo, ao som de canções compostas pelo próprio grupo, utilizando-se de violão, flauta, sanfona e ukulele.
A livraria fica na Rua França Pinto, 97, Vila Mariana, São Paulo.
 
Domingo é dia de maratona infantil no MIS - Museu da Imagem e do Som. Veja a programação:
 
10h às 17hIntervenções Circenses
com o palhaço Lelé (área externa)
 
11h às 11h30, 12h30 às 13h e 14h30 às 15h
Show Zé e Cia - Cantigas e canções da infância
com os palhaços Zé e Caramelo (área externa)
 
11h às 12h e 14h às 15h
Contação de história Chuva de histórias: Contos de Meio-Ambiente
com a Cia A Hora da História (Auditório LABMIS)
 
11h às 12h e 13h às 14h
Quebra-cabeça de palito
com o grupo Ateliê de Jogos – 20 vagas
 
11h30 às 12h30 e 13h30 às 14h30
Espetáculo A Roda
com os palhaços Adão e Gastão (Área externa)
 
12h às 13h
Show O que você sabe sobre H2O?
com a Mad Science (Auditório MIS)
 
14h às 16h
Oficina Literatura de Berço A Arca de Noé - Vinícius de Moraes
destinada para mães e pais acompanhados de seus bebês entre
três e 18 meses (Sala Educativo – 10 vagas)

16h
Pelo direito de Amamentar em Qualquer Lugar (Foyer do Auditório MIS)
 
16h
Espetáculo Toc Patoc
com o grupo Tiquequê (Auditório MIS)


Endereço: Av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo.


Ambos os programas são gratuitos.


Aproveitem!!!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Festa do pijama



Certo dia, estava lendo uma historinha para a Isabela, cujo tema principal era uma festa do pijama, organizada por algumas amigas. Me lembrei de quando eu era pequena e assistia aqueles desenhos ou filmes americanos em que as meninas adoravam tais eventos.
 
Embora a festa do pijama não seja tão popular no Brasil como é nos Estados Unidos, é uma excelente idéia para reunir os amiguinhos de nossos filhos para uma noite de diversão. 
 
A Isabela já teve a oportunidade de participar de uma festinha como esta, organizada por sua escola e, ficou muito empolgada com a idéia de sair de casa com as roupas de dormir.
O mais perto que estive de ir à escola de pijama foi em um dos meus pesadelos, haha. Quem nunca teve o bizarro sonho de chegar na escola de pijama ou descalça?!!!!
Contanto que a mãe não erre o dia do evento na escolinha e só o seu filho esteja de pijama, a festa tem tudo para ser um sucesso!



 
A elaboração da festa conta com lanchinhos ou pizza, filmes, música, bonecas, usos de pelúcia, etc. Se a festa é exclusivamente para meninas, as maiores costumam separar esmaltes para que pintem as unhas umas das outras, escovas, pentes, prendedores de cabelo e até maquiagem!



 
Se você não quer se dar ao trabalho de fazer tudo isso em sua casa, existe um lugar que promove a "Noite do pijama" pra você: a Mamusca.
Amanhã, 14 de fevereiro, acontece a tal noite especial, das 19 às 23 hrs, para crianças de 3 a 7 anos.
Importante lembrar que você deve ligar antes para inscrever seu filho, pois as vagas são limitadas.
A Mamusca é um espaço para crianças e adultos passarem bons momentos juntos. Além das noites do pijama, eles promovem oficinas, cafés e outros eventos.
Localiza-se na Rua Joaquim Antunes, 78, Pinheiros. Tel. (11) 2362 9303; e-mail: contato@mamusca.com.br; site: www.mamusca.com.br .
 
Beijos

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Saindo com o bebê

Olá, mamães!
 
 
Tudo bem?
 
 
Assim que um bebê nasce, a maioria das mães opta por ficar só em casa por, pelo menos, um mês. Chegando ao final desse período, já estamos doidas para sair e respirar outros ares!! Há aquelas mães que querem correr logo para um shopping, com as quais me identifico muito, rs!!
 
 
Porém, shopping não é o destino mais indicado para bebês tão pequenos, pois são fechados e lotados, exceto por um, o Cidade Jardim, que é aberto e, ao menos nesse último fim de semana, vazio!
 
 
Além da mãe aqui, a Isabela também se divertiu muito no passeio, por conta da Oficina de Criação promovida pela Lego, atração que disponibiliza peças do brinquedo para livre construção das crianças, além de desenhos para colorir, inspirados no filme "Uma aventura Lego", que está em cartaz nos cinemas.
 
 
A oficina fica no Shopping Cidade Jardim só até o próximo domingo, dia 16 de fevereiro, no 1º piso.
 
 


Já no 3º piso, a loja "Eu faço" traz um espaço para arte e atividades, onde as crianças podem escolher os produtos vendidos no local e brincar lá mesmo ou levar para casa, como foi nosso caso. Compramos um patinho de borracha para pintarmos e um livro com canetinhas, para a criação de obras em veludo.
 
 
No fim de semana anterior, já tínhamos dado nossa primeira saída: um almoço na Praça São Lourenço. O restaurante tem uma agradável área externa, que nos possibilitou levar a Estela com tranquilidade. Há também buffet e espaço infantil, além de uma casa na árvore, para a alegria da Isabela.
 

Estela relaxando em seu carrinho e minha água de coco, no coco, para refrescar  o dia!!

Nos arquivos do blog, há outras dicas de passeios ao ar livre com os pequenos. Para ver clique aqui .

Divirtam-se!!!!

Praça São Lourenço - Rua Casa do Ator, 608, Vila Olímpia, São Paulo.

Shopping Cidade Jardim - Avenida Magalhães de Castro, 12.000 (Marginal Pinheiros), São Paulo.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O recém-nascido I

 
Boa tarde, mamães!!!!
 
Assim como muitos falam, nos sentimos mais seguras com o segundo filho, em razão da bagagem que trazemos do primogênito.
 
Porém, uma criança é diferente da outra e, basta acontecer algo novo para bater aquele desespero de mãe de primeira viagem.
 
A Estela anda me trazendo algumas novidades, das quais nunca tinha ouvido falar e, dividirei com vocês aos poucos, até para servir de alerta.
 
Uma delas ocorreu logo após nossa alta da maternidade. Observei que saia sangue na fralda dela, mas não se tratava de fissura ou alguma alergia, cujo sangramento é verificado nas fezes do bebê (existem casos de sangue nas fezes do bebê - alimentado pelo leite materno -  que indicam intolerância a lactose ou glúten. Nesses casos, a mãe deve parar de beber leite de vaca e consumir alimentos que contenham glúten).
O sangramento advinha da vulva e se tratava de uma pequena menstruação, em razão dos meus hormônios, que passaram para ela. A secreção desaparece espontaneamente. Poderia até desenvolver mamas salientes, mas não foi o caso.
 
Com relação ao desenvolvimento do recém-nascido:
 
- O bebê ainda não possui rigidez muscular no pescoço, motivo pelo qual sua cabecinha cai, se não segurada, exigindo cuidados da mãe. Um estímulo importante é deitar o bebê de bruços (sempre com supervisão) para que ele force a cabeça para cima;
 
- O bebê fixa os olhos momentaneamente em um rosto, a uma distância não maior que 20 a 30 cm. A frequência cardíaca do bebê aumenta quando focaliza seu rosto, por isso, converse e sorria. O bebê responderá com movimentos corporais e labiais;
 
- A audição é mais aguçada do que a visão. O bebê reconhece a voz da mãe e do pai, por tê-las ouvido do útero;
 
- Responde com choro e sobressalto a ruídos fortes e repetidos. Aliás, o recém-nascido chora por qualquer motivo, sendo a única maneira de se expressar - frio, calor, fome, fralda suja, incômodo com gases, etc;
 
-  O recém-nascido tem o reflexo da sucção - sempre que algo entra em contato com sua boca, ele tende a abrir a boca e sugar e o reflexo de moro - ao se sentir inseguro, o bebê joga a cabeça para trás e estica braços e pernas;
 
Especial atenção:
 
- Ao umbigo, que deve ser limpo com álcool 70%, com um cotonete. Depois que o coto umbilical cai, é normal ainda sair um pouquinho de sangue.
 
- À posição do bebê para dormir. Como já foi dito aqui, a nova orientação pediátrica é deixar o bebê de barriga para cima. O ideal é que ele seja colocado em uma superfície inclinada (anti-refluxo).
Porém, a mãe deve ficar atenta na hipótese do bebê posicionar a cabeça apenas para o mesmo lado, eis que isso pode causar uma deformação na cabecinha.
Isso ocorre se o bebê tem o chamado "torcicolo congênito" ou simplesmente por assumir a posição que sempre ficou no útero.
Farei outro post só sobre isso, mas já chamo a atenção das mães para não abusarem do uso de cadeirinha e bebê conforto. Ademais, sempre devem variar a posição do bebê, ora de um lado, ora de outro.
 
Se você já observou que um lado da cabeça está maior que o outro, fique calma pois, até o fechamento da moleira o quadro pode ser revertido, mas quanto antes, melhor.
 
Posteriormente falarei mais sobre essa "deformação" denominada plagiocefalia posicional e seus tratamentos, além de outras peculiaridades do recém-nascido.
 
Beijos.
 
 
Foto: BBC Brasil
Referência: Stoppard, Miriam - Mães, pais e seus bebês. Ed. Marco Zero. 

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Programas para o fim de semana

Confiram a programação infantil que o blog selecionou para o fim de semana que está chegando:

Estreou dia 4 de janeiro, no Teatro Folha, que fica dentro do Shopping Higienópolis, a peça "As aventuras de João e Maria no Teatro", sábados e domingos, às 16 horas. A temporada vai até 30 de março.
Os ingressos custam R$ 30,00.



De 1º de Fevereiro à 13 de Abril, o Teatro Alfa apresenta o espetáculo "Peter Pan e Wendy", que acontece todos os sábados e domingos, às 17h30min. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).



No mesmo teatro está em cartaz a peça inspirada no livro de Ilan Brenman "Até as princesas soltam pum", aos sábados e domingos, às 16 hrs. A temporada se iniciou em 25 de janeiro e vai até 30 de março. Os ingressos também custam R$ 30 e R$ 15, para inteira e meia, respectivamente.
O Teatro Alfa localiza-se na Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 - Santo Amaro, São Paulo.
Os ingressos podem ser comprados pela ingresso rápido .

No próximo sábado, 08 de fevereiro, a Livraria Novesete terá programação infantil em dobro, iniciando-se às 11 horas com história e oficina de culinária. Primeiro, haverá contação de história e, em seguida, as crianças aprenderão a fazer docinhos com frutas, com Rita Taraborelli, tudo até às 12:30hrs.
Às 16hrs, será apresentado o espetáculo "Arca de Noé- história e música", com Andi Rubinstein. A história bíblica de Noé, acompanhada de canções de Vinicius de Moraes.

oficina de culinária

A livraria Novesete fica na Rua França Pinto, 97, Vila Mariana.

Bom passeio!!

Beijos

30 top blogs

Olá mamães!!!!!!
 
É com muita alegria e orgulho que conto à vocês que o blog foi selecionado, pela TRICAE, como um dos 30 blogs mais interessantes para mamães.
 
Fiquei lisonjeada por estar nessa seleção de blogs tão conhecidos e admirados, pois este espaço é feito com muito carinho e dedicação. Agradeço a menção ao blog, bem como a resenha escrita, que conseguiu capturar a essência deste site.




Confiram a íntegra da matéria: http://blog.tricae.com.br/dicas/blog-infantil/
 
Beijosssss