quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Alimentos que soltam e prendem o intestino

 
 
Oi mamães! Tudo bem?

Estou aqui hoje para falar sobre este assunto (influência dos alimentos no intestino das crianças), porque minha filha teve um probleminha de prisão de ventre, logo que voltamos da viagem de Navio (ou seja, domingo). Ela é bem regulada, razão pela qual me surpreendi com o quadro e seus sintomas. Agora que aprendi um pouco mais sobre a questão, resolvi dividir com vocês.

Ela já havia tido algo semelhante, com aproximadamente seis meses, momento em que passou a consumir outros alimentos, além do leite materno. Essas mudanças realmente influenciam o organismo e, principalmente, o intestino.

Na época, depois de três dias sem evacuar e ver frustradas tentativas de solucionar a situação com os alimentos "laxantes", apliquei supositório infantil de glicerina (sob recomendação médica).

Dessa vez, porém, ela estava se queixando de dor no ânus. Tentou evacuar um dia, mas não conseguiu, o que me fez suspeitar de algum machucado interno, causado pelas próprias fezes, eventualmente ressecadas.

O que mais me assustou foi o fato desse quadro ter causado na Isa febre (estado febril, digamos, 37,9), vômito, dores abdominais e no ânus. Cheguei a pensar que ela estava com algum verme, como o oxiúrus. Por fim, só para piorar, não conseguia marcar pediatra e, pelo telefone, ela me disse para esperar e observar!! 

Ontem, resolvi comprar alimentos que soltam o intestino, oferecendo no jantar e no café da manhã de hoje. Resultado: logo depois do café, ela evacuou e todos os sintomas sumiram, ela está 100%.

Para não passarmos por essa situação ou, se for inevitável, sabermos lidar com ela, segue uma lista de alimentos que soltam o intestino e, na sequência, os que prendem:

Alimentos que soltam o intestino:

Mamão, arroz integral, macarrão integral, pão integral, laranja, manga, aveia, espinafre, tomate, uva, amendoim, couve, repolho, ameixa (em bebês, recomenda-se fazer chá de ameixa), yakult, vagem, milho, banana nanica, abacaxi, abacate, kiwi, etc.

*ressalte-se que o consumo de alimento fibroso deve estar associado à ingestão de líquido, de preferência água.
 
 
 
Alimentos que prendem o intestino:

Maça, banana prata, banana maçã, batata, mandioca, mandioquinha, cenoura amarela, caju, limão, goiaba, biscoito, maisena, etc.

Boa sorte, mamães!

Beijos

2 comentários:

  1. Carol!!!! Simplesmente amei seu post!
    Estou exatamente nesta fase!
    O Andrezinho está com 06 meses e já está tomando sopinhas, resultado: Prisão de ventre!!!
    Ele não está conseguindo evacuar todos os dias e quando consegue, as fezes são muito duras, ele chega até a chorar. Dá uma dó! Fico fazendo massagem, movimentando as perninhas, mas está fogo viu?! Estou dando mamão, fazendo chá de ameixa (é ótimo), dando banana nanica com aveia, as vezes faço suquinho de laranja lima com mamão, enfim...agora estou tentando de tudo para o intestino voltar a regular. Não é fácil essa vida de mãe neh?! Já estou com o coração na mão, me preparando para a fase do dentinho. Sei que será outra fase ruim, mas faz parte! Vamos em frente! Melhorar para a Isa.
    Beijossss
    Nah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ná!! Tudo bem?
      Pois é,foi exatamente isso que aconteceu com a Isabela, saiba que você não está sozinha, haha!!! Daqui a pouco o organismo do Andrezinho se acostuma com a nova "dieta" e o intestino, funcionará regularmente. Ainda mais com esses alimentos que está dando, tudo certinho (nada melhor do que ameixa, banana com aveia...). Só temos que ficar atentas ao período de tempo da prisão de ventre, que não pode ser longo, pelo risco de infecção, fora todo o incômodo que causa, né?
      Boa sorte, Ná!!!
      Vai mandando notícias,
      Beijos

      Excluir