quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Alimentação na gravidez




Oii mamães!! Como estão??

É curioso o efeito que a gravidez causa em nós mulheres, mesmo nas mais indisciplinadas com a alimentação. Começamos a prestar mais atenção naquilo que levamos para dentro de nosso organismo, pois não seremos as únicas destinatárias do alimento.

Por isso, confira algumas dicas de alimentação para você ter uma gravidez tranquila e saudável:

1. Enjôo -  O limão é um aliado das grávidas, quando bate aquela indisposição tão comum nos três primeiros meses de gestação. Você pode fazer uma limonada, tomar um picolé de limão ou acrescentar algumas gotas na água. O limão tem vitamina C e ajuda na digestão.

2. Cuidados - As grávidas devem ter cautela ao comer determinados alimentos, pelo risco de contrair uma doença ou infecção bacteriana:

- Listéria: é uma bactéria encontrada em alimentos como laticínios não-pasteurizados, fígado, carne malcozida, refeições pré-cozidas e patês à base de carne. Podem causar aborto ou parto de natimorto.

- Salmonela: é uma bactéria que pode ser encontrada em ovos e aves. Causa infecção, cujos sintomas são febre, dores abdominais e diarréia grave. A bactéria é destruída pelo cozimento, por isso, não coma ovo cru ou malcozido ou frito com gema mole, tampouco aves pouco cozidas.

- Toxoplasmose: é um parasita encontrado nas fezes de cachorros e gatos (contaminados), bem como em carnes cruas. Não consuma carnes malpassadas, lave bem as mãos após lidar com animais e use luvas ao mexer no jardim. (vide comentários)

- Mercúrio: substância tóxica que pode ser encontrada em frutos do mar. Pode afetar o desenvolvimento do sistema nervoso do feto. Evite o consumo de espadarte, cação, marlim e peixes de água doce. Também não abusar de atum, cavala, sardinha e truta.

3. Não fique sem comer por muito tempo - As grávidas devem fazer refeições de três em três horas. O enjôo na gravidez é mais severo pela manhã, depois das horas em jejum. Se você ficar fora de casa por um longo período de tempo, carregue consigo barrinhas de cereais, frutas e biscoitos.

4. Gravidez vitaminada - Provavelmente seu médico lhe receitará um suplemento de ácido fólico e, em caso de anemia, o ferro (auxilia na produção de hemoglobina), encontrado em carnes vermelhas, peixes, gema, damasco e cereais. Consuma vitamina C diariamente, cálcio e vitamina D que, inclusive, ajuda na absorção do cálcio. As fontes de vitamina D são ovos, verduras de folhas verdes-escuras e o sol (isso mesmo, se expor ao sol - com moderação - é muito saudável). Além disso, tenha uma dieta balanceada para evitar ou amenizar algumas "complicações" que estamos sujeitas a enfrentar na gravidez, tais como: prisão de ventre (leia o post de alimentos que soltam e prendem o intestino aqui), azia, hemorróida e cãibras.

Beijossssss

Referências:  Livros -  Mães, pais e seus bebês, Dra. Miriam Stoppard, Ed. Marco Zero; A gravidez dia a dia, Dra. Maggie Blott, Ed. Senac.

5 comentários:

  1. Essa questão de alimentação na gravidez é muito importante.Li recentemente um artigo que falava de pesquisas associando a suplementação do ácido fólico e a redução das chances do autismo.

    ResponderExcluir
  2. Oii Camila!!! Essa informação é muito relevante!! Vou pesquisar mais a respeito para elaborar um post sobre o assunto. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, adorei teu blog...
    Só colocando uma coisa aqui...A Toxoplasmose pode sim ser transmitida pelas fezes de gato, poré um gato contaminado, não qualquer um, é muuuito mais comum as pessoas se contaminarem com frutas e verduras mal lavadas do que propriamente com as fezes do gato, o toxoplasma está no solo, e é assim que o animal tb se contamina...
    O cão só pode transmitir para o humano se estiver contaminado e nós comermos sua carne crua...acho que ninguém pelo menos por aqui, costuma comer cachorro né!...
    Bom só quis esclarecer isso pq muitas pessoas abandonam seus animais na gravidez por falta de informação, e na verdade é só manter bons habitos de higiene e na dúvida fazer um exame no gato que pode detectar se possui a doença ou não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabricia! Tudo bem?
      Que bom que você adorou o blog, fico muito feliz!
      Muito obrigada por seus apontamentos. Essa contribuição ao post é essencial, pois ajuda a esclarecer as leitoras, de todos os ângulos possíveis, sem deixar margem para interpretações equivocadas, principalmente quando um interesse dessa relevância esta em jogo: o dos animais. Eu adoro animais, sou a favor de todo o tipo de campamha que se faça contra a crueldade e abandono.
      Não dei destaque à informação por esse ponto de vista e te agradeço novamente.
      Grande beijo

      Excluir
  4. Fabricia, fiz até uma atualização no post, em atenção ao seu comentário. Acho que ficou melhor agora!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir