segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Culpa

Se existe um sentimento comum entre a maioria das mães, esse chama-se culpa. Por mais que façamos de tudo pelos nossos filhos, sempre pensamos que poderíamos fazer mais.

Eu acabo exagerando nesse aspecto. Nessa ânsia de atender a Isabela, para ela não sentir ciúmes da irmã recém chegada, me desdobrei, mesmo com todas as limitações que a cesárea me impôs. O resultado? Pontos rompidos e uma infecção na incisão!
 
Livrar-se da culpa faz com que a maternidade fique mais leve, facilitando a visão para uma linha tênue entre ser presente e fazer tudo e qualquer coisa por eles - o que é prejudicial para ambas as partes, pois acaba formando pessoas inseguras e dependentes, com dificuldades para assumir responsabilidades e implica na anulação da mãe, que não respeita seu tempo, seu cansaço, seus pontos, etc.
 
Para que essa visão fique menos nebulosa e, a fim de acabar com aqueles pensamentos no final do dia como "deveria ter brincado mais tempo", "deveria ter levado ele em tal lugar", nada melhor do que ouvir nossos próprios filhos:




Se conseguíssemos nos enxergar com os olhos deles, tudo seria mais fácil!! Para nossos filhos, somos heroínas, com todas as nossas imperfeições.
Temos que ter em mente que estamos fazendo o nosso melhor, respeitando nosso tempo e limitações e preparando nossos pequenos para a vida, mas sempre sem arrependimentos.

E tem coisa melhor do que ouvir um "você é a melhor mãe do mundo"? Acho que só um "seu filho está ótimo" do pediatra!!!!!!!
 
Beijosss

Um comentário:

  1. Difícil essa questão da culpa...hoje estou ne sentindo assim!!!!

    ResponderExcluir