quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Lancheira saudável

Com a volta as aulas, resolvi fazer uma pesquisa em busca de opções de lanchinhos saudáveis para colocar na lancheira das crianças.
 
Nessa hora, a praticidade muitas vezes fala mais alto e é comum as mães optarem por alimentos e bebidas industrializadas. Porém, perder um tempinho fazendo um suco natural e um lanchinho caseiro faz toda a diferença na saúde dos pequenos.
Caso a mãe trabalhe o dia inteiro e não consiga fazer suco natural, é importante ficar de olho nos rótulos disponíveis no mercado, escolhendo sempre os sucos integrais.
 
LANCHEIRA ERRADA: Néctar de fruta em caixinha (diferente de suco); bisnaguinha com salame/presunto/peito de peru e bolachas recheadas.
 
É chamado de suco de fruta o produto que é feito com mais de 50% de sua polpa. A maioria das opções que temos disponíveis no mercado são feitas com uma porcentagem menor de polpa, razão pela qual são chamados de néctar ou refresco de frutas. Nesses casos, o valor nutricional da bebida é baixo, além de possuir muito sódio, açúcar, conservantes, aromatizantes, corantes, etc.
 
Devemos evitar embutidos e bolachas de um modo geral, pois igualmente são pobres no valor nutricional e ricos no valor calórico, sem contar a quantidade de produtos químicos em sua composição.
 
LANCHEIRA CERTA: Suco natural; pão de fôrma integral com queijo branco e frutas.
 
 
 
- alternativa ao suco natural: água de coco; smoothie sem açúcar e conservantes.
 
- alternativa ao pão de fôrma integral - torradas integrais; pão australiano; pão francês integral.
 
- alternativa ao queijo branco - pasta de atum.
 
- as frutas já são variadas, sendo possível obter frutas diferentes todos os dias na lancheira de seu filho.
 
- Outras opções: frutas secas, castanhas, cereais, cookies integrais.
 
Alguma outra sugestão?? Me mande: ca_cotrim@hotmail.com
 
Beijosss


Referências - Superinteressante; Crescer
Foto - suadieta.com.br

Um comentário: