segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Adaptação escolar



Olá mamães!!!

Tudo bem?

Será que muitas de vocês estão apreensivas pelo primeiro dia do filho na escola?!

Durante a vida, enfrentamos várias situações novas, começos e recomeços, e somos obrigados a nos adaptar às novidades, agradáveis ou não, que nos são impostas. Pode ser o fim de um relacionamento, a chegada do bebê, a mudança de emprego....enfim, todas essas circunstâncias, em maior ou menor grau, nos obrigam a uma mudança de rotina e, em consequência, uma adaptação à esta.

Diante de todos esses exemplos acima, o primeiro dia na escola até parece simples, mas não é! Isto porque, trata-se da primeira grande mudança que nossos pequenos enfrentarão. A criança, que está acostumada à sua casa, aos seus brinquedos e a uma rotina própria, perto da mãe, será apresentada à um ambiente coletivo, no qual ela não será única e terá de vivenciar algumas pequenas frustrações, além de aprender a compartilhar e a esperar.
Mas saber lidar com as frustrações e aprender a dividir e a esperar é ESSENCIAL para nossa vida, então, não sinta qualquer culpa ao deixar a criança na escola. Estou escrevendo isso, mas claro que senti e só com o tempo fui me libertando disso.

Decidi matricular a minha filha na escola quando ela estava com 10 meses, ou melhor, decidiram por mim. Eu sempre fui extremamente ligada a Isabela (ainda sou!), ficava com ela todos os dias em casa, só nós duas. Nunca tive babá e, em raríssimas oportunidades, a deixei com meus pais para sair.
Sabe o que aconteceu quando tentei adaptá-la no berçário? Não deu certo! Eu não estava me sentindo segura, me sentia culpada por julgá-la ainda muito pequena e não estava plenamente satisfeita com a escola. Tenho certeza de que a Isabela sentiu toda a minha insegurança e tristeza e não se adaptou de jeito nenhum. Tentei por 1 mês, mas ela não parava de chorar, nem por um instante, não comia e não interagia com as professoras e com as outras crianças.

Matriculei definitivamente a Isabela na escola quando ela completou 1 ano e 4 meses. Desta vez, me apaixonei pela escolinha e pelos funcionários, que me deram todo o suporte para a adaptação. Estava mais segura, decidida e realmente precisava voltar ao trabalho. Por fim, notei o quanto a Isabela estava querendo interagir com crianças de sua idade. Resultado: Deu certo!!


Portanto, antes mesmo de preparar a criança para essa nova etapa, temos que nos preparar e, assim que tivermos a certeza sobre o momento e a escola, não voltarmos mais atrás.

Na escola, a criança deve começar ficando apenas 1 hora, aumentando a carga horária dia após dia, até ela se acostumar com o ambiente e as pessoas novas.

Uma dica muito importante: mesmo que seu filho fique muito bem no primeiro dia, sem chorar ou perguntar de você, não deixe-o ficar o período todo no dia seguinte. O primeiro dia será uma novidade e a criança poderá se distrair facilmente, dando a impressão de ter se adaptado de imediato, porém, isso não ocorre.
O segundo dia é ainda mais importante, então, faça a adaptação gradativa até o fim, aumentando o tempo de permanência na escola do seu filho a cada dia.

O ideal é a mãe ficar com a criança no primeiro dia, para conhecer  a rotina da escola  e, deixá-la sozinha no segundo por uma hora, no terceiro por duas horas e assim por diante. Ficar junto com a criança durante toda a adaptação não é recomendável, pois seu filho irá pensar que você estará sempre lá.

Outra dica legal é mandar para a escola algum objeto pessoal da criança, para que ela tenha uma referência de casa e se sinta mais segura.

Choro vai ter, por parte do filho e da mãe, mas essa forma de adaptação tornará tudo mais leve e tranquilo!!

Boa sorte!!!!!

Beijos

Um comentário:

  1. Ameiiii o post!!!
    Já estou pensando nisso antes mesmo da Gabriela ter nascido kkkk.
    Não deve ser fácil mesmo, mas essas dicas vão ajudar bastante.
    bjus

    ResponderExcluir