terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Cuidados no verão

Queridos!! Como vão?
 
Estou aqui para falar sobre os cuidados que devemos ter no verão, em especial, com os alimentos!
 
Resolvi alertá-los sobre o assunto depois que meu marido passou mal, por ter contraído uma infecção intestinal. Nossa suspeita recaiu sobre um lanche que ele comeu fora, "carregado" de maionese...provavelmente estragada! No Hospital, a informação era de que 80% dos casos atendidos no pronto socorro se davam em decorrência de infecção e/ou intoxicação alimentar.
 
No mesmo dia, mais cedo, tinha feito compras em um mercado de renome, mas percebi um mal cheiro em uma verdura. Mesmo com a validade em dia, troquei o alimento, pois a impressão é de que estava estragado.
 
Olhar a validade só não basta. Em tempos de calor, todo cuidado é pouco. 
 
No verão, devemos redobrar nossos cuidados e atenção, por ser mais difícil para supermercados e restaurantes conservarem adequadamente os alimentos, com temperaturas tão elevadas do lado de fora.

A validade não basta para garantir que o alimento esteja bom para o consumo. Não tenha problema em cheirar, apertar...analise mesmo!! Já peguei caixa de tomate, com um deles estourado dentro, acabando por estragar todos os outros. Já peguei ovo estragado, mesmo dentro da data de validade indicada na embalagem e também, já ouvi os funcionários do local dizendo que a geladeira do mercado não estava refrigerando o suficiente. As carnes, que deveriam estar congeladas, já estavam quase pingando.
 
Como vimos, essa é a época da virose, da intoxicação alimentar e infecção, decorrente da má conservação de alimentos. Esses problemas estão para o verão, assim como as doenças respiratórias estão para o inverno. Por isso, anotem alguns cuidados que devemos ter com crianças e adultos nessa estação:
 
- Dar bastante líquido, principalmente água para mantê-las sempre hidratadas;

- Evitar comprar alimentos prontos, principalmente os preparados com ovos, como a maionese;

- Cozinhar bem os alimentos;

- Analisar os produtos a serem comprados no mercado;

- NÃO comer alimentos vendidos na praia;

- Oferecer comidas leves: muitas frutas, verduras e legumes.
 
Beijosssss e se cuidem

Nenhum comentário:

Postar um comentário