sexta-feira, 28 de março de 2014

O recém-nascido II

Boa tarde mamães e futuras mamães!!!!!!!!!!!!
 
Minha bebezinha Estela já está para completar 3 meses, o que ocorrerá no dia 31 de março. Um pouquinho antes de fazer 2 meses, descobriu as mãozinhas. Fiquei muito orgulhosa com essa conquista dela, pois aconteceu um pouco mais cedo do que o usual! Essa fase da descoberta das mãos geralmente ocorre entre o segundo e terceiro mês.
 
Mas vou voltar um pouquinho e falar sobre algumas preocupações que as mães podem ter, logo que chegam da maternidade:
 
Milium - São pontinhos brancos no nariz. Numa linguagem bem informal, é aquele nariz "empipocado"!!! Mas não representam qualquer problema, são normais e desaparecem depois de algumas semanas.
 
Mecônio - O mecônio é uma substância preta esverdeada, bem pegajosa, que sai com as fezes. Em geral, aparece na fralda apenas nos três primeiros dias. Mas você poderá chegar da maternidade e ainda verifica-lo na fraldinha do seu bebê, não se assuste!
 
Icterícia - Ocorre em virtude do fígado imaturo do bebê, o qual apresenta pele amarelada e urina escura. Os médicos avaliarão, ainda na maternidade, se o bebê precisará de banho de luz ultravioleta. Caso contrário, a recomendação será o banho de sol.
 
Manchas de nascença - Existem tipos diferentes de manchas. Uma delas é a mongólica, de cor azulada, semelhante a um hematoma. Se apresenta, normalmente, nas costas e nádegas. Tais manchas são mais frequentes em orientais e negros, surgindo apenas em 10% dos bebês caucasianos e tendem a sumir em alguns meses. As manchas avermelhadas e salientes, chamadas de marca de morango, demoram mais para desaparecer.
 
Com relação ao desenvolvimento do bebê de 1-2 meses:
 
- O bebê já começa a ganhar rigidez muscular no pescoço e, ao final do segundo mês, já conseguirá sustentar a cabeça;
 
- Perde o reflexo de agarrar;
 
- O bebê começa a sorrir e a emitir sons guturais. Ao final do segundo mês, passará a resmungar, gritar e mexer o corpo, querendo comunicar-se com a mãe.
Sempre converso com a Estela (desde que nasceu) e, quando faço isso, percebo quão animada ela fica. Mexe o corpo, a boca e passa a emitir sons e dar gritinhos. Sorri muito!! Reconhece minha voz, a do pai e da Isabela. Aliás, ela segue muito a irmã com os olhos e a cabecinha!!!
 
Percebi algo com a Isabela e, repito o processo com a Estela. Converso muito com ela. Quanto mais estímulos os bebês receberem nesse sentido, mais rápido aprenderão a falar. A Isabela aprendeu a falar muito rápido. Nunca falei errado com ela, sempre falei as palavras da maneira correta e, quando a Isabela falava algo errado, eu repetia a palavra da maneira certa, mas, óbvio, sem repreendê-la. Cantar para o bebê também ajuda a desenvolvê-lo, além de acalmá-lo.
Eu não apenas canto, mas coloco músicas para ela ouvir, geralmente bossa nova. Meu marido coloca beatles e música clássica. Em um post futuro, explicarei os benefícios da música na infância, incluindo o aprendizado de um instrumento musical.
 
 
 
Outro estímulo que já deve ser colocado em prática nesse período (entre o primeiro e segundo mês) é colocar brinquedinhos coloridos perto do bebê, encorajando-o a pegá-los. Móbiles com musiquinhas são bem-vindos.
 
Beijos e bom final de semana
 
 
Referências:
 
Stoppard, Miriam - Mães, pais e seus bebês. Ed. Marco Zero. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário