terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Preocupação: negligência nas escolas

Ninguém conseguiu ignorar as recentes notícias envolvendo o afogamento de um menininho de apenas quatro anos, em uma escola conceituada, localizada num bairro nobre de São Paulo.
Triste é constatar que a atenção foi direcionada a esse assunto apenas por se tratar de criança de classe média alta, pois este tipo de acontecimento, infelizmente, já ocorreu em bairros mais pobres e não ganhou tamanha repercussão.

Mas, de qualquer forma, despertou a atenção e vem possibilitando discussões sobre o tema, bem como movimentando as escolas para que revejam seus procedimentos de segurança.
Eu procuro preparar minha filha em casa, para eventual negligência de professores e funcionários. Não matriculei ela na natação da escola, mas em uma academia, na qual faço aula junto com ela.
Não que eu queira que ela se torne nadadora profissional, longe disso. Quero apenas que ela saiba "se virar" em situações como a do Bernardo.
Caiu na piscina? Nada cachorrinho, bóia, qualquer coisa, desde que consiga se safar.

Eu recomendo à TODAS as mães: ensinem seus filhos a nadar, para afastar aquela sensação de impotência, como se não pudéssemos fazer nada para evitar alguma ocorrência trágica na escola.

E aprender a nadar é apenas um dos  benefícios que a natação promove para os pequenos. Estudos mostram que bebês que fazem natação tem mais equilíbrio e capacidade de compreensão. Sem prejuízo do efeito recreativo, não é mesmo? Qual é a criança que não gosta de água?!! (não vale crianças fictícias, tipo o Cascão, rs!!)


Além disso, tento conscientizá-la dos perigos da piscina, orientando para que mantenha distância sempre. Não devemos deixar de alertar os filhos sobre os riscos da vida, temos de ensiná-los a tomar cuidados, como por exemplo, com escadas, carros (com cautela para não torná-los inseguros e medrosos)...evitando que fiquem a mercê dos professores que, assim como qualquer outro ser humano, são falhos.

Existem muitos funcionários despreparados em escolas e isso é alarmante. Devemos buscar informações sobre o currículo e conversar com o professor, sentir a disposição, a paciência, o amor pela profissão e coisas dessa natureza.

A escola, por sua vez, precisa trabalhar com a política de prevenção, ter poucos alunos por turma e mais de um funcionário olhando, na hipótese de algum falhar, porque a pessoa pode, mas a instituição NÃO.

A Instituição de ensino deve ter um sistema redundante de segurança, assim como os aviões: se um mecanismo falha, existem outros para suprí-lo.

Beijoss

2 comentários:

  1. Mais uma vez, adorei seu blog e todos os comentários, é muito importante. Gostaria que vc. comentasse sobre "papinha" para nenem,os alimentos mais importantes que devem ser consumidos. Estou seguindo tudo que vc. fala, fico depois pensando em tudo isso para meu filinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário!!Eu adorei a sugestão de post e já estou me aprofundando no assunto. Peguei receitas de papinhas orgânicas, bem saudáveis para os bebês. Ontem, a revista crescer divulgou uma lista de alimentos perigosos para crianças, tanto pelo risco de engasgamento (pipoca, amendoim e azeitona com caroço), quanto pelo perigo de infecção alimentar (fígado e ovo mal cozido). Sem contar os vilões conhecidos como o refrigerante e alimentos industrializados.
      Em breve, publicarei postagem neste sentido.
      Agradeço novamente!!!!!!!!
      Grande beijo

      Excluir